Vice-presidente da República discute reforço da cooperação económica com Cabo Verde

Foto: Lucas Lucas

Foto: Lucas Lucas

O vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, abordou nesta terça-feira, em Luanda, com o embaixador de Cabo Verde, Francisco Pereira da Veiga, o reforço das relações de cooperação entre os dois países, com destaque para os domínios económico e empresarial.

A informação foi prestada por Francisco Veiga a imprensa no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo vice-presidente angolano. “Viemos transmitir a vontade e determinação de aprofundar as excelentes relações entre os dois país e (…) queremos que se entendam as relações económicas e empresariais”, declarou.

Falou da necessidade de se trabalhar para que haja uma “cooperação muito forte” entre empresários angolanos e cabo-verdianos. O diplomata afirmou que estão reunidas as condições para os empresários angolanos investirem em Cabo Verde, com toda a segurança, e vice-versa.

Apontou como fundamentais a participação empresarial nas áreas dos transportes aéreos e marítimos, privatização dos portos, telecomunicações e no turismo.

Salienta que o seu país investiu “muito” no domínio do turismo nos últimos anos, mas há ainda muita coisa para fazer e que há espaço para os empresários angolanos.

Francisco Veiga enalteceu o facto de Cabo Verde estar inserido no mercado da comunidade económica de Desenvolvimento da África Ocidental (CEDEAO), com cerca de 300 milhões de pessoas, e que tem igualmente vantagens especiais junto da União Europeia e dos Estados Unidos da América. Adiantou que a questão da imigração cabo-verdiana  deverá merecer também a sua atenção durante o seu mandato como embaixador, que acaba de iniciar funções em Angola

FacebookTwitterGoogle+