Bélgica trabalha no reforço da cooperação com Angola

Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos (arquivo) FOTO: CLEMENTE DOS SANTOS

Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos (arquivo)
FOTO: CLEMENTE DOS SANTOS

27 Novembro de 2019 | 17h52 – Actualizado em 27 Novembro de 2019 | 19h31

O Reino da Bélgica pretende fortalecer a cooperação com Angola nos sectores portuário, diamantífero, de investigação científica universitária e da protecção ambiental.

A intenção foi manifestada hoje (quarta-feira), em Luanda, pelo embaixador da Bélgica em Angola, Jozef Smets, à saída da audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

Adiantou que o seu país considera esses sectores “fundamentais”, numa nova era de cooperação com Angola.

Anunciou a vinda ao país, em Março do próximo ano, de investigadores da Universidade de Liége, para trabalharem com a Faculdade de Agronomia do Huambo.

Informou que a Bélgica deverá trabalhar, ainda, com o Governo angolano no sentido de mitigar a problemática da seca no sul do país.

Jozef Smets, que é o representante diplomático da Bélgica em Angola desde Setembro deste ano, disse que o seu país vai, também, encetar diálogo permanente com o Governo angolano, sobre a região dos Grandes Lagos.

“O Reino da Bélgica saúda a forma como Angola, um país forte e estável, está a contribuir, significativamente, para a estabilidade da região dos Grandes Lagos”, expressou.

No encontro com o Presidente do Parlamento angolano foram, igualmente, afloradas questões relacionadas com a implementação das autarquias em Angola, cooperação parlamentar, aprovação do Código Penal angolano e do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2020.

As relações político-diplomáticas entre a República de Angola e o Reino da Bélgica tiveram início em 1979.

Quatro acordos, dois memorandos e três contratos empresariais são o resultado da cooperação entre os dois países.

No topo dessa parceria está o Acordo de Cooperação Económica, Científica e Cultural assinado a 26 de Abril de 1983.

Fundada em 1817, a Universidade de Liége é das principais instituições de ensino público do Reino da Bélgica.

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, efectuou, em Junho deste ano, uma visita oficial ao Reino da Bélgica, durante a qual manteve um encontro com o Rei Filipe e com o primeiro-ministro, Charles Michel.

Entretanto, a terceira comissão de trabalho especializada da Assembleia Nacional reuniu-se, também, com uma delegação do Comité de Relações Exteriores da Duma, câmara baixa da Assembleia Federal da Rússia.

FacebookTwitterGoogle+