ONU reconhece influência de Angola nos Grandes Lagos

Presidente da República, João Lourenço, recebe enviado especial do Secretário-geral da ONU FOTO: PEDRO PARENTE

Presidente da República, João Lourenço, recebe enviado especial do Secretário-geral da ONU
FOTO: PEDRO PARENTE

28 Novembro de 2019 | 15h44 – Actualizado em 28 Novembro de 2019 | 15h51

A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o papel importante que Angola exerce na região dos Grandes Lagos, incentivando-a, por isso, a prosseguir os seus esforços na busca da paz e estabilidade total na zona.

O facto foi expresso nesta quinta-feira, em Luanda, pelo enviado especial da ONU para a região dos Grandes Lagos, o chinês Huang Xia, à saída da audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço.

Em declarações à imprensa, Huang Xia disse ter abordado com o Chefe de Estado aspectos ligados à pacificação desta região e da África Central.

“Existe uma relativa estabilidade na região dos Grandes Lagos”, reconheceu o diplomata ao serviço da ONU, tendo, porém, lamentado o facto de ainda se registarem, actualmente, acções armadas no leste da República Democrática do Congo.

Integram a região dos Grandes Lagos, Angola, Sudão, Sudão do Sul, República Centro-Africana, Uganda, República do Congo, República Democrática do Congo, Quénia, Burundi, Rwanda, Tanzânia e Zâmbia.

FacebookTwitterGoogle+