Ministro de Defesa destaca excelência da cooperação militar existente com Portugal
S. Exa. General Salviano Sequeira “Kianda”, Ministro da Defesa de Angola, disse ontem em Lisboa que a cooperação militar existente com Portugal é “longa e excelente” e que se “reforça permanentemente com uma troca de experiências francamente positiva”.
O General “Kianda” falava aos jornalistas no final de uma visita ao Centro de Ciberdefesa, entidade sob tutela do Ministério da Defesa de Portugal, durante a qual recebeu reafirmadas intenções de disponibilidade para uma ampla colaboração neste sector específico das forças armadas.
Segundo o Ministro Angolano da Defesa, já existe no país uma estrutura embrionária que se tem encarregue de realizar alguns testes sobre cibersegurança, “ainda que de forma tímida”
“Estamos a dar os primeiros passos para tratar do problema da cibersegurança e vamos aproveitar a experiência de Portugal. Da parte do nosso Governo existe já a sensibilidade suficiente para darmos os passos seguintes”, disse o General “Kianda”.
O General Kianda salientou ainda o facto de existir um vasto programa de cooperação militar ao abrigo do qual estão em Angola diversos assessores portugueses e em Portugal Angolanos a frequentar cursos de formação para oficiais dos três ramos das forças armadas.
Ontem, o Ministro Angolano da Defesa cumpriu o segundo do seu terceiro dia de visita a Portugal, tendo efectuado de manhã uma visita ao Instituto de Defesa Nacional e depois ao Centro de Cibersegurança. À tarde, o General “Kianda e a sua delegação visitaram o Regimento de Comandos da Carregueira.
Hoje, a comitiva Angolana, estará na Base Naval dos Fuzileiros e na Escola Naval de Lisboa, seguindo depois para o Arsenal do Alfeite, estando o regresso a Luanda previsto para amanhã.
De referir que a delegação chefiada pelo ministro da Defesa tem sido permanentemente acompanhada por S. Exa. Embaixador Carlos Alberto Fonseca e ainda por elementos da chancelaria militar acreditada em Portugal.
Serviços de Imprensa da Embaixada da República de Angola em Portugal, a 11 de outubro de 2019.-
Para eventual contacto, ligue para o 00351963708053