Dia do Início da Luta Armada e de Libertação Nacional
Em alusão ao Dia Do Início da Luta Armada e de Libertação Nacional, que se assinala a 4 de Fevereiro, será realizado um evento de carácter cultural, com Exposição de Aguarelas da pintora angolana Zélia Ferreira e a apresentação do álbum discográfico do Músico angolano Azulula, “Rítmo & Tradição”.
Zélia Maria do Carmo Reis Ferreira nasceu em Benguela. Pintora e artista plástica é diplomada em Belas Artes, especialidade em Pintura de Aquarelas, Carvão entre outras. Em 2017 foi galardoada com o Prémio de Ouro, na exposição internacional Museu do Carrousel du Louvre, pelo seu trabalho “Sorrisos”.
Azulula outrora chamado Dino George, é cantor e compositor, nascido em Luanda. Azulula inicia a sua carreira musical fazendo pautar a sua actuação pela preocupação de juntar os ritmos mais tradicionais do seu país à forma contemporânea do viver angolano.
Ambos os actos serão conjugados na mesma cerimónia que terá início as 18h00, no Camões Art House, no Bairro Alto em Lisboa e terá o apoio Institucional da Embaixada de Angola em Portugal.
Durante o mês de Fevereiro, a comunidade angolana em Portugal tem prevista uma série de actividades sócio-culturais para comemorar esta emblemática efeméride para o povo angolano, recordando a madrugada de 4 de Fevereiro de 1961 quando um punhado de nacionalistas de vários estractos sociais decidiram juntar-se e partir para a libertação de compatriotas seus que se encontravam detidos por motivos políticos.