Presidente da AN recebe convite para fórum económico na Rússia

PRESIDENTE DA AN, FERNANDO DA PIEDADE DIAS DOS SANTOS (À DIR) RECEBE EMBAIXADOR VLADIMIR TARAVOV FOTO: ROSÁRIO DOS SANTOS

PRESIDENTE DA AN, FERNANDO DA PIEDADE DIAS DOS SANTOS (À DIR) RECEBE EMBAIXADOR VLADIMIR TARAVOV
FOTO: ROSÁRIO DOS SANTOS

03 Março de 2020 | 16h40 – Actualizado em 03 Março de 2020 | 19h45

O presidente da Assembleia Nacional (AN), Fernando da Piedade Dias dos Santos, recebeu esta terça-feira, em Luanda, um convite das autoridades russas para participar no Fórum Económico Mundial, a ter lugar em Junho próximo, na cidade de São Petersburgo.

O convite foi entregue pelo embaixador da  Rússia em Angola, Vladimir Taravov, na audiência que lhe foi concedida pelo presidente do Parlamento angolano, durante a qual passaram em revista a cooperação bilateral com incidência ao nível parlamentar.

O diplomata russo declarou à imprensa que o Fórum Económico Mundial, organizado pela Rússia, anualmente, trata de assuntos ligados à cooperação económica e nele participam entidades de todo o mundo.

Vladimir Taravov informou que o ano passado participaram nesse fórum 19 mil entidades, entre os quais seis Presidentes, 14 vice-primeiros ministros e três mil e 500 representantes de empresas de renome mundial.

De acordo com o diplomata, existe agora a necessidade de ambos países reforçarem a cooperação económica bilateral incluindo ao nível parlamentar.

Na sua óptica, os parlamentares conhecem melhor os desejos dos povos que eles representam e, neste sentido, podem ajudar os empresários a encontrar as melhores vias para elevação do nível de vida dos seus cidadãos.

Informou que o seu país está pronto para ajudar Angola a reforçar a produção agrícola, através do fornecimento de fertilizantes e outros meios agrícolas.

Relações de cooperação

Acrescentou que existe uma base sólida de cooperação entre Angola e a Rússia, realçando que, actualmente, os Estados dão mais atenção à realização prática das cláusulas e protocolos já assinados.

O Chefe de Estado angolano, efectuou, em 2019, duas visitas à Federação Russa.

Para o diplomata russo, tal facto demonstra a importância que o seu país dedica a cooperação com Angola e vice-versa.

Vladimir Tararov anunciou, também, a criação, nos próximos tempos, de um mecanismo de interligação e cooperação entre as Comissões de Relações Exteriores da Assembleia Nacional e do Parlamento russo.

A Assembleia Nacional assinou, em 2016, um acordo de cooperação com a sua congénere russa mas, até agora, o nível de implementação tem sido insignificante, segundo fonte do Parlamento angolano.

As relações entre Angola e a Rússia conheceram o seu ponto alto em 1976, na época da então URSS (União das Repúblicas Soviéticas), altura em que os dois países assinaram o Tratado de Amizade e Cooperação.

De 1976 até ao presente momento, as relações entre os dois países passaram por diversas etapas. São, actualmente mais significativas nos sectores de Energia, Geologia e Minas, Formação de Quadros, Defesa, Interior, Ensino Superior, Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pescas, Transportes, Finanças e Banca.

FacebookTwitterGoogle+