Ministério destaca afirmação do jazz no país

MINISTRA DA CULTURA, TURISMO E AMBIENTE, ADJANY COSTA (ARQUIVO) FOTO: PEDRO PARENTE

MINISTRA DA CULTURA, TURISMO E AMBIENTE, ADJANY COSTA (ARQUIVO)
FOTO: PEDRO PARENTE

30 Abril de 2020|

O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente destacou, nesta quinta-feira, a acção dos agentes culturais para a afirmação do jazz no país. 

Numa mensagem no âmbito do Dia Internacional do Jazz, a ministra Adjany Costa afirma que, apesar do actual momento de confinamento social imposto pela covid-19, a data deve servir para se promover uma reflexão em torno desta modalidade musical no music hall angolano.

“O movimento de executantes deste genéro musical tem crescido bastante entre nós. Deste modo, e, acompanhando a dinâmica de crescimento, o ministério está conscientes dos esforços individuais e colectivos para uma afirmação cada vez maior do jazz em Angola”, lê-se na mensagem a que a ANGOP teve acesso.

Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), o Dia Internacional do Jazz celebrou-se pela primeira vez a 30 de  Abril de 2012, há precisamente oito anos.

A comemoração tem como objectivo lembrar a importância deste género musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história, num processo associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura.

O jazz teve origem nos Estados Unidos da América, através da comunidade afro-americana no século XIX, tendo-se popularizado nas primeiras décadas do século XX.

New Orleans é reconhecida como a cidade onde nasceu o jazz, que tem como expoentes máximos nomes como Miles Davis, Chet Baker, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, John Coltrane, Louis Armstrong, Edward Ellington e Dizzy Gillespie.

FacebookTwitterGoogle+