Ministério destaca afirmação do jazz no país
30 Abril de 2020|
O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente destacou, nesta quinta-feira, a acção dos agentes culturais para a afirmação do jazz no país.
“O movimento de executantes deste genéro musical tem crescido bastante entre nós. Deste modo, e, acompanhando a dinâmica de crescimento, o ministério está conscientes dos esforços individuais e colectivos para uma afirmação cada vez maior do jazz em Angola”, lê-se na mensagem a que a ANGOP teve acesso.
Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), o Dia Internacional do Jazz celebrou-se pela primeira vez a 30 de Abril de 2012, há precisamente oito anos.
A comemoração tem como objectivo lembrar a importância deste género musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história, num processo associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura.
O jazz teve origem nos Estados Unidos da América, através da comunidade afro-americana no século XIX, tendo-se popularizado nas primeiras décadas do século XX.
New Orleans é reconhecida como a cidade onde nasceu o jazz, que tem como expoentes máximos nomes como Miles Davis, Chet Baker, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, John Coltrane, Louis Armstrong, Edward Ellington e Dizzy Gillespie.