PR acredita embaixadores de Portugal e do Egipto

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO RECEBE CARTAS CREDENCIAIS DO NOVO EMBAIXADOR DE PORTUGAL ACREDITADO EM ANGOLA FOTO: FRANCISCO MIUDO

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO RECEBE CARTAS CREDENCIAIS DO NOVO EMBAIXADOR DE PORTUGAL ACREDITADO EM ANGOLA
FOTO: FRANCISCO MIUDO

Presidente João Lourenço recebe cartas credenciais do novo embaixador do Egipto acreditado em Angola FOTO: FRANCISCO MIUDO

Presidente João Lourenço recebe cartas credenciais do novo embaixador do Egipto acreditado em Angola
FOTO: FRANCISCO MIUDO

02 Junho de 2020 | 14h05 – Actualizado em 02 Junho de 2020 | 17h40

Os novos embaixadores de Portugal e do Egipto foram acreditados esta terça-feira, em Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço, formalizando a actuação dos diplomatas como representantes dos respectivos países junto do Estado angolano.

Em cerimónias separadas, no Palácio Presidencial, João Lourenço acreditou os embaixadores residentes de Portugal, Pedro Maria Santos Pessoa e Costa, e do Egipto, Mohamed Safwat Ramadan Atta.

Em declarações à imprensa, o embaixador Pedro Maria Santos Pessoa e Costa afirmou que Portugal vai continuar a trabalhar com as autoridades angolanas para fortalecer a cooperação bilateral, privilegiando os sectores político, comercial, económico e empresarial.

A relação diplomática entre Angola e Portugal data de Março de 1976, e vem sendo aprofundada e consolidada com a assinatura de diversos instrumentos jurídicos, para impulsionar o intercâmbio bilateral.

Licenciado em Direito, Pedro Maria Santos Pessoa e Costa iniciou funções na carreira diplomática portuguesa em 1988, e já foi embaixador de Portugal no Panamá e na Costa Rica.

Exerceu, ainda, funções diplomáticas na CPLP, no Secretariado Ibero-Americano, assim como postos nas missões diplomáticas portuguesas em Londres e no Conselho da Europa.

Foi, igualmente, vice-presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e adjunto diplomático de vários membros do Governo de Portugal.

Portugal é um dos principais parceiros comerciais de Angola, com forte presença de empresas lusas nos sectores da construção, banca, exportação de produtos alimentares e bebidas.

Já Angola é um dos principais investidores em Portugal, com actividades que vão desde a energia às telecomunicações e banca.

Igualmente acreditado esta terça-feira, o novo embaixador do Egipto não prestou declarações à imprensa.

Na “folha de serviço” de Mohamed Safwat Ramadan Atta ressaltam as funções de primeiro secretário nas embaixadas do seu país na África do Sul e na Bolívia.

Angola e o Egipto dispõem de vastas reservas de hidrocarbonetos e recursos hídricos.

 

FacebookTwitterGoogle+