Concluída montagem do Hospital de campanha da Lunda Norte
O trabalho de montagem do Hospital de campanha da província da Lunda Norte, com 200 camas, para internar e tratar pacientes com covid-19, já está concluído, apurou hoje, segunda-feira, a Angop.
Foram instaladas, em uma semana, 24 naves, para tratar pacientes com patologias leves, assintomáticos e cuidados intensivos, para logística, administração, laboratório e área de Raio X.
De acordo com o encarregado das obras, Polome Niuce, actualmente decorrem trabalhos de apetrechamento como montagem do laboratório, dos equipamentos da sala de Raio X, ar condicionando, ventiladores e camas, entre outros, processo este que deverá demorar menos de três dias.
Informou que na quarta-feira chega à Lunda Norte um grupo gerador, para garantir o fornecimento de energia eléctrica a essas instalações.
A unidade sanitária, cuja montagem termina dentro de oito dias, enquadra-se na estratégia de instalação de unidades sanitárias de referência para fazer face a qualquer epidemia ou pandemia no país.
Até agora, a província da Lunda Norte, que partilha uma vasta fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), não registou casos positivos ou suspeitos do novo coronavírus.
Angola tem, até ao momento, o registo de 140 casos positivos, sendo 73 activos, 61 recuperados e seis óbitos.