Centro SOS Criança entra em actividade
Um centro de atendimento telefónico para denúncias de violência contra a criança, denominado SOS Criança, foi inaugurado hoje, terça-feira, em Luanda, pela ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves.
O centro tem capacidade de atendimento de dez telefonemas em simultâneo e conta com a colaboração do Centro Integrado de Serviço Público (CISP).
A ministra Faustina Alves mostrou-se preocupada com os mais de 1.500 casos de violência contra a criança que o país registou no período de Janeiro a Maio do corrente ano, reforçando a necessidade da denúncia e a realização de campanhas de sensibilização para a redução destes actos.
Destacou ainda a necessidade do cumprimento dos 11 compromissos da criança, de forma a proteger os menores contra os vários tipos de violência.
A responsável referiu que, com a entrada em funcionamento deste novo serviço, as crianças vêm introduzido mais um mecanismo para sua protecção.
O centro “SOS Criança“ está localizado no Instituto Nacional da Criança (INAC) e tem como objectivo proporcionar um serviço público de âmbito nacional, para prevenção e resposta, de forma directa e articulada, as situações de violência contra a criança.