Ministro reinaugura Redacção Nacional da ANGOP
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, reinaugurou hoje (terça-feira), em Luanda, as redacções Nacional e Internacional da Agência Angola Press (ANGOP), que conta com um escritório moderno e novos meios tecnológicos.
Para além da reinauguração, a ANGOP apresentou a sua nova logomarca e o seu novo portal, que estará disponível ainda no decurso deste semestre.
Com a reabilitação dos escritórios, modernizou as infra-estruturas físicas e tecnológicas das redacções Nacional e Internacional e da Área Técnica.
Nas redacções Nacional e Internacional, operaram-se mudanças quase completas, assentes no aumento de espaços e, consequentemente, de novas bancas, computadores, televisores e outros meios de apoio à actividade jornalística.
Nesta nova realidade, de acordo com o administrador-executivo para a Área de Conteúdos, José Chimuco, espera-se por uma melhor produção, aumento dos conteúdos multimédia, desenvolvimento das delegações provinciais e recrutamento de correspondentes, visando as autarquias locais.
No domínio técnico e tecnológico, simplificou-se o espaço – gasta-se menos energia e menos calor produzido pelos equipamentos; aumentou-se a capacidade de dados e de navegação, passando de 12 para 50 megabite, e de um a dois terabite de espaço para 16.
Segundo o administrador-executivo para a Área Técnica, Amadeu Simão, antes havia servidores esporádicos com capacidade de 1 a 2 terabite e não dava jeito para gerir. “Com a modernização, conseguiram-se virtualizar, igualmente, todos serviços, permitindo que a recuperação de falhas no sistema seja mais eficiente, isto é, em menor tempo.
“Ao contrário do passado recente, a ANGOP hoje já não tem quedas no sinal, controla”, disse o responsável, salientando que todas as delegações provinciais estão ligadas on-line e, assim, pode-se superar qualquer avaria a partir da sede (Luanda).
A Agência Angola Press, representada pelo acrónimo ANGOP, é uma agência de notícias pública e tem por objectivo recolher, tratar e distribuir, em regime exclusivo, tanto em Angola, como no exterior, notícias, com base numa informação objectiva sobre a actualidade nacional e internacional.
Criada em Julho de 1975, presta serviços noticiosos em Português, Inglês, Francês e em Espanhol, mas, só a partir de Fevereiro de 2000, passou a emitir via Internet, um meio de distribuição mais eficaz e com contacto directo com o público.