PR augura ampliação da cooperação com São Tomé e Príncipe

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO FOTO: CEDIDA PELA FONTE

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO
FOTO: CEDIDA PELA FONTE

09 Julho de 2020 | 22h55 – Actualizado em 09 Julho de 2020 | 22h55

O Presidente da República, João Lourenço, destacou, esta quinta-feira, a necessidade de ampliação e aprofundamento da cooperação entre Angola e São Tomé e Príncipe.

Em mensagem endereçada ao seu homologo, Evaristo do Espírito Santo Carvalho, a propósito do 45º aniversário da Independência Nacional daquele país, o Chefe de Estado Angolano reafirma que os dois países têm uma história e trajectória política semelhantes, que servem de elemento de proximidade entre os dois povos.

Conforme o estadista, é necessário uma caminhada conjunta, com vista à concretização de um amplo quadro de projectos de interesse comum, visando o progresso, o desenvolvimento e bem-estar dos cidadãos.

“Nesta data de grande relevância para o vosso povo, associo-me para expressar o meu reconhecimento pelos esforços bem sucedidos, empreendidos pelos valentes filhos dessa Nação, que desde muito cedo colocaram todo o seu empenho e tenacidade em prol da conquista da liberdade e da construção de um país estável, próspero e com uma democracia sólida e exemplar”, lê-se na missiva.

Angola e São Tomé e Príncipe rubricaram, em 1995, um acordo de Protecção Recíproca de Investimentos, com vista à criação de condições favoráveis para estimular as iniciativas privadas e intensificar a cooperação económica entre os dois Estados.

No quadro dessa parceria, alguns investimentos angolanos foram realizados em São Tomé e Príncipe, entre os quais a compra, em 1990, da fábrica de cerveja Rosema, através de um investimento conseguido, via concurso público internacional, pelo empresário Melo Xavier.

Os dois países, que cooperam nos domínios político, diplomático e económico, são membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

FacebookTwitterGoogle+