Ministro Téte António empossa novos responsáveis
Cinco novos membros da direcção central do Ministério das Relações Exteriores e dois cônsules gerais, recentemente nomeados, foram hoje empossados pelo titular da pasta, Téte António, em cerimónia realizada na sede deste departamento ministerial.
Trata-se do ministro conselheiro Felisberto dos Prazeres Martins, novo director da Direcção América, e do ministro conselheiro Carlos Cruz de Lemos Sardinha Dias, novo director da Direcção de Cooperação Internacional, que, por inerência de funções, foram ambos promovidos à categoria de embaixador do quadro diplomático do Mirex.
O ministro conselheiro Fernando Nascimento Casimiro M’Bachi foi empossado como novo director do gabinete da secretária de Estado para as Relações Exteriores, enquanto Petra Catarino, promovida por inerência de funções à categoria de ministra conselheira do quadro diplomático, tomou posse como directora do gabinete do secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas.
Já o embaixador José Guerreiro Alves Primo tomou posse como novo director geral do Instituto Superior de Relações Exteriores (futura Academia Diplomática Venâncio de Moura, do MIREX).
O ministro conferiu ainda posse ao ministro conselheiro António Serrão Nunes, no cargo de cônsul geral da República de Angola em Katanga (Lumbumbashi-República Democrática do Congo – RDC), e à embaixadora Judite Albino da Costa, como cônsul geral da República de Angola em Guangzhou (República Popular da China).
Ao novo director da Direcção América, Téte António pediu o reforço da cooperação bilateral com os países do continente americano.
Em relação ao novo director da Direcção de Cooperação Internacional, o governante falou da necessidade de se redobrar os esforços, com vista a dinamização da diplomacia económica que permita a captação de mais investimentos para o país.
Dirigindo-se ao novo director geral do Instituto Superior de Relações Internacionais, o titular da pasta das Relações Exteriores destacou a disponibilidade sempre manifestada pelo dirigente, que já serviu o ministério e o país em várias frentes, tendo enaltecido a sua vasta experiência, que “certamente vai ajudar a dar seguimento ao excelente trabalho desenvolvido pelo ex-director daquela instituição académica, o embaixador Alfredo Dombe.
Quanto aos cônsules gerais, o chefe da diplomacia angolana lembrou que a actividade consular deve estar igualmente virada para a captação do investimento que possa apoiar o processo de diversificação da base económica de Angola.
A cerimónia de posse foi assistida pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes, pelo secretário-geral, Alfredo Dombe, e por demais membros da direcção do ministério.