PRIMEIRA-DAMA DESTACA IMPORTÂNCIA DO “DIKOTA­ E_6.0”

Ana Dias Lourenço , Primeira Dama da República Foto: Gaspar Dos Santos

Ana Dias Lourenço, Primeira Dama da República
Foto: Gaspar Dos Santos

A Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, considerou, nesta sexta-feira, o projecto “Dikota E_6.0” como uma plataforma de esperança, de dignidade, de valores, de cidadania e de encontro inter-geracional.

Conforme Ana Dias Lourenço, que falava no lançamento da plataforma “Dikota E_6.0”, Angola não pode desperdiçar os melhores ensinamentos do passado, afirmando ser o momento de as gerações mais velhas darem as mãos aos mais jovens, para que juntos construam uma sociedade mais justa e inclusiva para todos os angolanos.

Ana Dias Lourenço afirmou que o “Dikota E_8.0″ é um  espaço que visa valorizar a transferência de conhecimento inter-geracional e a transmissão, no meio das comunidades, de valores e saberes entre os mais velhos e os jovens.

Trata-se, avançou Ana Dias Lourenço, de um projecto abrangente, que une o passado, o presente e o futuro.

“Temos de pedir aos nossos kotas que procurem conduzir os mais jovens, que os ajudem a superar os obstáculos da juventude e a evitar os erros que eles, com a experiência do saber fazer, conseguem identificar facilmente”, ressaltou.

Ana Dias Dias Lourenço adiantou que a pedra basilar da plataforma assenta na valorização do ser, do saber e das experiências acumuladas pelos indivíduos seniores e na aquisição de novas aprendizagens e conhecimentos por parte dos jovens.

“Queremos mostrar aos mais jovens que podem contar connosco, os mais velhos, com o nosso conhecimento e com o nosso apoio, rejeitando os rótulos de incapacidade ou de inutilidade que por vezes se atribuem aos mais velhos”, frisou.

A Primeira-Dama defendeu a necessidade de os jovens aprenderem a reconhecer e a respeitar a sabedoria que resulta da experiência acumulada dos mais velhos.

A inter-geracionalidade, sublinhou, é um veículo importante para a criação e manutenção do espírito de comunidade, valorização da família e da entreajuda.

“Todos terão oportunidade de transmitir o que são e o que sabem, para os que querem crescer e aprender”, enfatizou.

Por sua vez, a antiga governante Albina Assis é de opinião de que os mais velhos devem transmitir os seus conhecimentos e experiências de vida aos mais jovens, que devem acatar esses saberes.

Já a médica Vanda Carapichoso referiu que a plataforma Dikota E_6.0 é um instrumento de que a sociedade angolana precisava, para os velhos passarem a sua bagagem de experiência.

A iniciativa visa valorizar a experiência e o conhecimento dos seniores e, simultaneamente, explorar a capacidade e o domínio dos jovens nas áreas de conhecimento, promovendo uma vantajosa partilha de saberes entre as duas gerações através de acções de formação e programas de mentoria.

FacebookTwitterGoogle+