CISP BLOQUEIA CERCA DE 300 TERMINAIS TELEFÓNICOS
Cerca de 300 terminais telefónicos foram bloqueados este ano pelo Centro Integrado de Segurança Pública, por efectuarem chamadas abusivas e desnecessárias para o número de emergência 111, informou nesta quarta-feira, o coordenador do projecto, comissário Carlos Albino.
O comissário deu estas informações à imprensa, após o acto que marcou o primeiro aniversário do CISP Luanda, onde afirmou que as acções continuarão de modos a consciencializar os cidadãos para a gestão colectiva de um bem a que todos pertence.
Segundo Carlos Albino, o sistema permite impedir que indivíduos com essa prática possam aceder ao centro, sendo que a partir do mês de Outubro começaram as restrições de chamadas ao CISP daqueles cidadãos que fazem o mau uso deste sistema.
“Por via da reincidência tivemos de adoptar essas medidas”, referiu.
Por outro lado, o coordenador do projecto CISP, referiu que os desafios que se colocam neste momento, para o Centro Integrado de Segurança Pública, têm a ver com o capital humano e a extensão do sistema, tendo sido o projecto concebido para todo território nacional.
“O projecto no ponto de vista de engenharia está concebido para ser concluído no final de 2021, mas dependerá das condições no ponto de vista financeiro e técnico”, avançou a fonte.
Quanto à certificação da instituição, o comissário Carlos Albino referiu ser importante, uma vez que, por esta via, o Estado angolano poderá obter recursos bonificados das organizações internacionais, visto que a actualização deste sistema requer disponibilidade de recursos permanentes.
O responsável adiantou ainda que o mesmo vai permitir a partilha de conhecimentos e informações para melhor eficiência dos trabalhos desenvolvidos, tendo em conta os métodos internacionais aplicáveis.
O CISP foi inaugurado a 30 de Dezembro de 2020, pelo Presidente da República, João Lourenço, sendo uma plataforma tecnológica para responder, em tempo útil, às solicitações dos cidadãos em caso de alteração da ordem pública e de catástrofes.