GABINETE DA CULTURA PRIORIZA PROMOÇÃO DO TURISMO CULTURAL
O novo director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na Lunda Norte, José Fernando Pinto, apontou, nesta sexta-feira, a promoção do turismo cultural e a formação de quadros, como prioridade do seu mandato.
Em declarações à ANGOP após o seu empossamento, José Pinto disse que a medida visa transformar o sector da cultura numa verdadeira fonte de arrecadação de receitas para o Estado e de atracão de investidores estrangeiros para a região.
Para tal, disse que vai, na primeira fase, fazer um registo e/ou cadastramento dos artistas, visando a criação de um banco de dados, para posteriormente, numa acção conjunta com os promotores de eventos, criar politicas que visam a promoção do turismo cultural.
Disse que a Lunda Norte dispõe de um rico mosaico cultural que bem aproveitado pode gerar receitas para o Estado.
No sector do turismo, disse que vai trabalhar com as administrações municipais no sentido de se melhorar as vias de acesso aos locais turísticos, bem como divulga-los para que os empresários nacionais e estrangeiros invistam, com a criação de infra-estruturas para a restauração e hospedagem dos turistas.
Relativamente ao desporto, disse que vai primeiro fazer um levantamento de quantas infra-estruturas, para aferir o seu estado e de seguida criar políticas de rentabilização.
A aposta na formação de quadros, sobretudo agentes desportivos, consta das prioridades de José Pinto, que apelou os empresários locais a investirem mais no desporto, sobretudo nas modalidades de referência na Lunda Norte como o Ténis, Andebol e o Futebol.
José Pinto substituiu no cargo Esmeralda Maximata que dirigiu o sector nos últimos três anos e até a data da sua nomeação exercia as funções de chefe de departamento da Cultura.