PORTUGAL ANUNCIA VERBA PARA MODERNIZAR SANTUÁRIO DA MUXIMA

França: Presidente João Lourenço (à dir.) com o Primeiro Ministro Português, António Costa Fotografia: CIPRA

França: Presidente João Lourenço (à dir.) com o Primeiro Ministro Português, António Costa
Fotografia: CIPRA

Uma linha de financiamento para Angola, destinada a reabilitação da Igreja da Nossa Senhora da Muxima (Luanda) e construção de estradas, foi aprovada pelo Governo de Portugal, anunciou esta terça-feira o primeiro-ministro luso, António Costa.

À saída de um encontro com o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, em Paris (França), António Costa não avançou  o montante do financiamento, mas assegurou que os créditos destinados a Angola, anteriormente pendentes, já estão disponíveis.

João Lourenço e António Costa participaram hoje, na capital francesa, na Cimeira sobre a Economia de África, uma iniciativa do Governo francês.

A Cimeira, que contou com a participação de dezenas de líderes africanos, discutiu o relançamento do crescimento das economias dos países africanos.

Santuário da Muxima

A modernização do Santuário da Muxima foi assumida pelo Estado angolano, numa concordata com o Vaticano.

Actualmente, monumento nacional, a Igreja da Nossa Senhora da Muxima tem a sua manutenção e preservação sob responsabilidade do Ministério da Cultura, embora pertença à Igreja Católica.

Existem outros santuários em Angola, mas o da Muxima, situado a 130 quilómetros de Luanda (na margem esquerda do rio Kwanza), é o que mais reúne católicos. É uma devoção que remonta ao ano de 1833.

A futura Basílica vai ficar em frente a antiga capela, edificada em 1645 e dedicada à Nossa Senhora da Conceição.

FacebookTwitterGoogle+