Nota de Imprensa

O Presidente da República, João Lourenço, parte amanhã para Nova Iorque, a fim de participar quarta-feira numa sessão do Conselho de Segurança das Nações Unidas dedicada à situação política e de segurança na República Centro Africana.  

O *Presidente João Lourenço* tomará parte nessa reunião na sua condição de Presidente da CIRGL, Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos.

O Conselho de Segurança da ONU vai ser informado pelo Estadista angolano sobre os passos que a CIRGL tem dado na procura da paz e segurança para a República Centro Africana.

De recordar que, em Luanda, nos meses de Janeiro e Abril do presente ano, foram realizadas duas mini-cimeiras por iniciativa da Presidência angolana da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, eventos aos quais se juntam outros, como três reuniões de ministros dos Negócios Estrangeiros de Angola, do Ruanda e da República Centro Africana, nos meses de Maio e Junho últimos, na cidade de Bangui.

Todas essas iniciativas foram tentativas de se harmonizar ideias e posições para que se implemente um roteiro que finalmente conduza à paz para aquele país, onde o Governo, entre outros grandes desafios como o acosso de forças negativas de diversas tendências, ideologias e matizes, tem ainda o drama de não poder adquirir armas devido a um embargo decretado internacionalmente. São vários os pronunciamentos do *Presidente João Lourenço* em que tem advogado abertamente para o fim desse embargo.

Este é, grosso modo, o contexto e as circunstâncias que envolvem a presença na próxima quarta-feira em Nova Iorque do Presidente da República, enquanto Presidente da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, na sessão especial que o Conselho de Segurança das Nações Unidas convocou para avaliar a situação na República Centro Africana.

CASA CIVIL DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, em Luanda, 20 de Junho de 2021

FacebookTwitterGoogle+