PR HOMENAGEOU GUINEENSES QUE AJUDARAM AS FAPLA A TRAVAR INVASÕES

ALIADOS DA LUTA DE LIBERTAÇÃO

Depois de proclamada a Independência Nacional, em Novembro de 1975, o novo Estado angolano precisou de se desembaraçar dos inimigos de morte que ocupavam vastas parcelas do território nacional.

Para esse esforço gigantesco, Angola independente contava com a força das FAPLA, o apoio do contingente cubano e destacamentos de países africanos amigos, como foi o caso de soldados guineenses enviados pelo então Presidente Ahmed Sekou Touré, um pan-africanista convicto.

Eram 250 homens que lutaram lado a lado dos angolanos, no cumprimento do seu dever de solidariedade. Mais de 40 anos passados, esses homens carregados de lembranças hoje receberam em Conakri o conforto e o gesto de gratidão sem fim do Presidente do país que ajudaram a defender naqueles tempestuosos tempos de Revolução. Deles, 100 a título póstumo, porque entretanto faleceram.

O Presidente João Lourenço fez hoje o que precisava ser feito: transmitir um vibrante MUITO OBRIGADO a estes guineenses de têmpera, que ajudaram a construir o caminho da libertação de Angola!

FacebookTwitterGoogle+