JOÃO LOURENÇO DEIXA GLASGOW DE REGRESSO A LUANDA

Presidente da República, João Lourenço (arquivo)

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, deixou esta terça-feira a cidade de Glasgow, Escócia, com destino a Luanda, depois de participar na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26).

Em Glasgow, de onde partiu na noite desta terça-feira, acompanhado da primeira dama, Ana Dias Lourenço, o Presidente da República cumpriu uma intensa agenda de trabalho.

No seu discurso na COP26, o Estadista reiterou a vontade e determinação de  Angola continuar  comprometida com a acção climática  e com a adopção de um modelo de desenvolvimento de baixo carbono.

Sublinhou que a matriz energética de Angola já incorpora 62 por de fontes não poluentes de energia, ambicionando chegar a 70 por cento em 2025.

À margem da Conferência, o Presidente João Lourenço manteve vários encontros informais com líderes mundiais presentes em Glasgow.

O Chefe de Estado angolano conversou com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, o secretário-geral da ONU, António Guterres e com o antigo primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair.

João Lourenço dialogou, igualmente, com os Presidentes da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, do Congo, Denis Sassou Nguesso, da Zâmbia, Hakainde Hichilema e da República Centro Africana (RCA), Faustin Touadera, entre outras personalidades.

Cerca de 200 delegações, entre entidades governamentais, líderes empresariais e representantes da sociedade civil, participam, de 31 de Outubro a 12 de Novembro, no evento.

A 26ª edição da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas é crucial para o controlo sobre as mudanças climáticas.

Também em Glasgow, o Chefe de Estado angolano participou numa cimeira sobre a adaptação e aceleração de África, convocada pelo Presidente da União Africana, Félix Tshisekedi.

FacebookTwitterGoogle+