João Lourenço testemunha investidura de José Maria Neves

PR João Lourenço (à esq.), José Maria Neves (2º à esq.), Primeira Dama de Angola e Presidente do Parlamento cabo-verdiano (à dir.)

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, testemunhou, esta terça-feira, a investidura do Presidente eleito de Cabo Verde, José Maria Neves, cuja cerimónia decorreu na sede do Parlamento, na cidade da Praia.

A cerimónia de posse contou com a presença dos Presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do Ghana, Nana Akufo-Addo, da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embalo, e do Senegal, Macky Sall, assim como de representantes de vários países e de organizações internacionais.

Também prestigiaram a acto, o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, o secretário de Estado norte-americano para o trabalho, Martin Walsh, a ministra francesa da Igualdade de Género, Elisabeth Moreno, e o secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias Costa.

Entre os convidados estiveram, igualmente, o presidente do Parlamento de São Tomé e Príncipe, Delfim Neves, e o líder da Câmara dos Deputados da Guiné, Gaudêncio Mohaba Messu.

Investidura do Presidente de Cabo Verde

O novo Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, iniciou, esta terça-feira, o seu mandato de cinco anos, prometendo ser unificador e garante da estabilidade institucional e política do país.

De 61 anos, José Maria Neves prestou juramento à Constituição e assinou o termo de posse, diante do Plenário da Assembleia Nacional, sob forte aplauso dos presentes.

Perante os vários dignitários internacionais e representantes da sociedade cabo-verdiana e de organizações internacionais, José Maria Neves recebeu do presidente do Parlamento, Austelino Correia, a Faixa Presidencial e a respectiva Placa, símbolo do poder.

Após a investidura, seguida de 21 salvas de canhão, o novo Presidente da República, já na qualidade de Comandante-em-Chefe das Forças Armadas, passou em revista as tropas.

No seu primeiro pronunciamento, José Maria Neves reforçou o seu discurso da campanha eleitoral, prometendo dias melhores para o seu país e afirmou ser prioritário reconstruí-lo no pós-pandemia.

Cabo Verde sofre, desde Março de 2020, com a queda das receitas do turismo, em consequência da pandemia da Covid-19. O sector assegura 25 por cento do Produto Interno Bruto do país.

O novo Estadista prometeu promover a estabilidade institucional e política, bem como colaborar com o Governo e as autoridades locais, tendo em vista as melhores soluções para o país.

“Cabo Verde pode contar comigo. O Governo, que é escolhido pelo povo, tem responsabilidades  constitucionais para governar o país”, exprimiu, tendo agradecido o Presidente cessante, Jorge Carlos Fonseca, pelos “relevantes serviços prestados à pátria”.

Nas presidenciais de 17 de Outubro último, José Maria Neves, que concorreu pelo Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV), derrotou Carlos Veiga, do Movimento para a Democracia (MpD).

O Presidente eleito obteve 95 mil 803 votos, contra 78 mil 474 do principal opositor, Carlos Veiga, que também já foi primeiro-ministro (1991 a 2000), tendo voltado a falhar a eleição presidencial pela terceira vez (2001 e 2006).

No pleito eleitoral já não concorreu Jorge Carlos Fonseca, que cumpriu o segundo e último mandato.

Perfil do novo Presidente de Cabo Verde

Nascido a 28 de Março de 1960, na localidade de Pedra Barro, em Santa Catarina, na ilha de Santiago, José Maria Neves tem quatro filhos e vive maritalmente com Debora Katisa Carvalho.

O Chefe de Estado fez a sua educação primária em Santa Catarina, os estudos secundários no Liceu Domingos Ramos, na Cidade da Praia, e os superiores no Brasil, onde se formou em Administração Pública.

Professor universitário, José Maria Neves é militante do PAICV há cerca de 40 anos. Foi presidente do seu partido, deputado nacional, presidente de câmara (Santa Catarina) e ministro e primeiro-ministro.

Antigos presidentes

Aristides Pereira, já falecido, foi o primeiro Presidente de Cabo Verde, após a independência do país de Portugal, de 1975 a 1991, e sucedeu-lhe António Mascarenhas Monteiro (1991-2001).

Pedro Pires sucedeu António Mascarenhas Monteiro e foi presidente de 2001 a 2011.

Já Jorge Carlos Fonseca esteve à frente dos destinos do Estado cabo-verdiano de 2011 a 2021.

FacebookTwitterGoogle+