ANGOLA E GHANA PREPARAM ACORDOS NO DOMÍNIO DA SEGURANÇA

Os governos de Angola e do Ghana prepararam, para o próximo ano, a assinatura de acordos nos domínios da paz, segurança, recursos minerais e naturais, no âmbito da Comissão Mista Bilateral.

A informação foi prestada nesta quinta-feira, em Luanda, pela embaixadora cessante do Ghana em Angola, Perpetua Ofori-Dufu, tendo adiantado que os acordos deverão estender-se aos sectores das pescas, educação e da cultura.

Em declarações à imprensa, a diplomata ganense, que hoje apresentou cumprimentos de despedida ao Presidente João Lourenço, afirmou que o encontro serviu também para abordar o aprofundamento da cooperação existente há 45 anos.

Perpetua Ofori-Dufu, que cumpriu quatro anos de missão diplomática em Angola, indicou que durante a audiência foram abordados igualmente, entre outros assuntos, o estabelecimento de ligações aéreas entre os dois países e o incremento do intercâmbio linguístico.

Cooperação bilateral já dura quatro décadas

Angola e o Ghana, que partilham uma história comum na luta pelas independências nacionais, rubricaram os primeiros instrumentos jurídicos e de cooperação em 1976.

Em 2019, os dois países assinaram um Memorando no domínio da Educação, tendo em vista a mobilidade de professores e pesquisadores em instituições de ensino superior e centros de pesquisa científica.

No mesmo ano foi rubricado um entendimento sobre o funcionamento da Comissão Bilateral de Cooperação e relativo à supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço.

Num outro acordo, os dois Estados definiram as linhas para o reforço da cooperação nas áreas da agricultura, defesa, pescas, formação e educação, transporte e indústria mineira.

O Presidente Nana Akufo-Addo efectuou uma visita de Estado a Angola em Janeiro de 2019, enquanto o Estadista angolano João Lourenço visitou o Ghana em Agosto do ano em curso, 2021.

FacebookTwitterGoogle+