Angola em vias de ser importante produtor de ouro na região

Uma mineradora de ouro em Buco Zau, Cabinda

Angola pode se tornar importante produtor de Ouro na região Austral, tendo em conta os 32 projectos licenciados que lhe colocariam em posição dos grandes produtores como Ghana, Indonésia e outros, afirmou hoje o administrador Executivo da Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), João Chimuco.

Em declarações à ANGOP, o administrador disse que dos 32 projectos licenciados pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (Mirempet) 22 estão em fase de prospecção e 10 em exploração.

De acordo com o também engenheiro e especialista em desenvolvimento de projectos de ouro, desde que se iniciou a produção de ouro em Angola já se atingiu a quantidade de 104,31 quilogramas, o que corresponde a 3354,02 onças.

O ouro foi produzido nas minas de Chipindo e Samboto, províncias da Huíla e Huambo, respectivamente, e nas minas de Buco Zau e Mpopo, província de Cabinda e Huíla.

A perspectiva, segundo o gestor, é aumentar a produção para patamares muito superiores ao actualmente existente, que poderá ocorrer com a entrada em produção de novos projectos, assim como o aumento da capacidade de produção dos projectos já em desenvolvimento.

Além dos 32 projectos, referiu que recentemente foram outorgados mais dois títulos de exploração, designadamente os Projectos de Chicuamone, já em funcionamento, e da Mapele, em fase de desenvolvimento mineiro, que poderão contribuir para o aumento dos níveis de produção de ouro actualmente existentes.

Huíla e Cabinda são, actualmente, as províncias que possuem regiões marcadas pela grande presença de projectos auríferos, tanto na fase de prospecção como na fase de exploração, seguindo-se as províncias do Bengo, Zaire, Huambo e Cunene.

Projectos de ouro em Angola 

Actualmente, as localidades do país com diferentes projectos de ouro são Mpopo, Chipindo, Chicuamone, Mapele, na província da Huíla, Gandavira e Samboto (Huambo), Buco Zau, Lufo, Caio Panzo, Miconje (Cabinda) e Lufico província do Zaire.

Um dos projectos de ouro emblemáticos no país é o do Chipindo, por se tratar do primeiro projecto a produzir ouro desde 1975 em Angola enquanto país independente.

O mesmo fica localizado no município do Chipindo, Província da Huíla, cerca de 470 Km a Nordeste da cidade do Lubango, capital da Província da Huíla.

Os trabalhos de prospecção no projecto iniciaram em 2012, tendo-se concluído a primeira fase em Dezembro de 2015. Entre 2016 e 2017, o concessionário encarregou-se da preparação de estudos técnicos e de especialidade que apontaram a viabilidade dos depósitos descobertos durante a fase de prospecção e depois mobilizou-se o investimento necessário e em Abril de 2019 arrancou a produção. Neste momento o projecto encontra-se na fase de consolidação técnica e operacional.

Com uma área de pouco mais de 340 quilómetros quadrados, uma vida útil de sete anos, este projecto já conseguiu gerar cerca de 70 postos de trabalho directos, sendo que cada um deles corresponde a oito postos indirectos.

O projecto conta com uma reserva mineral de 1,15 milhões de toneladas de minério e ressalta-se que, estão em preparação novos trabalhos de prospecção e pesquisa mineral, visando o aumento das reservas, inclusive alguns já em curso.

A nível mundial, África do Sul, Brasil, China, Rússia, México, Cazaquistão, Perú e Canadá constituem o leque de países que produzem ouro de forma expressiva.

FacebookTwitterGoogle+