PR inaugura incubadora digital para empresas

Instalação do Digital.ao, onde funciona a Incubadora Tecnológica

O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou, nesta terça-feira, as instalações do Digital.ao, onde funcionará a Incubadora Tecnológica, infra-estrutura que visa ajudar a transformar ideias inovadoras de jovens angolanos em negócios (empresas) produtivas e sustentáveis.

Após a formalidade protocolar do corte simbólico da fita, o Chefe de Estado, acompanhado de membros do Executivo, assistiu a um video institucional do projecto, percorreu algumas áreas de serviço da infra-estrutura e recebeu informações sobre o funcionamento dos equipamentos instalados.

Localizada na zona dos CTT, distrito urbano do Rangel, município de Luanda, a incubadora tecnológica visa, igualmente, potenciar pequenas, médias e grandes empresas.

O Digital.ao está orçado em cerca de 1.3 mil milhões de kwanzas, sendo que aconstrução das infra-estruturas teve início em 2016, mas, por razões objectivas, foi paralisada, tendo retomado no ano de 2019.

Financiada com recursos ordinários do tesouro e com recursos próprios do sector, a construção do Digital.ao contou, também, com o apoio de parceiros como a Huawei, Afrione, o Banco Africano de Desenvolvimento e o Banco Mundial.

O Digital.ao tem uma infra-estrutura composta por dois edifícios. O primeiro com três pisos e inclui,  espaços multifuncionais, sala de videoconferência, laboratório de reparação de computadores e fábrica de software.

O segundo edifício, com um piso, é voltado para as qualificações técnico-profissionais, tem, além de outros compartimentos, salas de especialização em reparação, manutenção e configuração de computadores, impressoras e telemóveis, bem como em electrónica analógica, digital e robótica.

Adstrita ao Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, a Incubadora Tecnológica Digital.ao, surge para suplantar os constrangimentos impostos pela Covid-19 na geração de emprego e no fomento do auto-emprego, através das suas várias especializações.

A adesão aos serviços disponíveis no Digital.ao deverá ser feita a partir do seu portal “Digital.ao”.

O projecto prevê a disponibilização de planos de serviços. Já a adesão aos planos deverá ser taxada. Quanto ao valor, será definida uma base para cada grupo.

FacebookTwitterGoogle+