Lopito Feijó lança livro em Portugal
O escritor Lopito Feijóo lança, hoje, às 17h30, na cidade portuguesa da Póvoa de Varzim, o seu mais recente livro intitulada “Desejos & Doutrinárias Marintimidades”.
Prefaciado pela professora da Faculdade de Letras de Lisboa, a ensaísta e poeta luso-moçambicana Ana Mafalda Leite, o livro conta com 110 páginas de poesia e consta da colecção “A Água e a Sede” da Modocromia Editora que em primeira edição disponibiliza 750 exemplares para o mercado livreiro português.
Segundo a prefaciadora, “o livro de Lopito Feijóo na sua totalidade não se centra pois em casos acontecidos, mas justamente na imaginação disciplinada da causa amorosa e carnal, da experiência físico-emocional, reconfigurando-se em quase matemáticas proposições ou artefactos poéticos, situando-se o sujeito como observador, que muitas vezes irónica ou até sarcasticamente vai des(construindo)”.
Ana Mafalda Leite acresce ainda que: “Curiosamente a liturgia ou ritual são também evocados na sua doutrina por títulos que guardam o cariz da devoção, marcada pelo léxico religioso, e simultaneamente desmarcada pela ironia que a adjectivação desconstrói…”
“Desejos & Doutriárias Marintimidades”, subdivide-se em duas sequenciais partes e, com este livro, o autor regressa ao tema do amor já anteriormente tocado e retocado em “Cartas de Amor” e em “Desejos de Aminata”, aqui retomado. Trata-se de mais um livro de poesia de “amor profundo e adulto” em homenagem às mulheres com desejos, sensibilidades e existência real.
Uma homenagem com grande carga amorosa, erótica e não raras vezes sexualizada, exaltando as “melhores e mulheres maiores”, recorrendo por via dos sugeridos toques no corpo, o lado biológico e hormonal de sujeitos com os desejos carnais dos humanos dentre os quais se destaca a mulher africana sempre no centro das atenções, pela sua intrínseca beleza, condição de batalhadora e sofredora mas, dona de um grande poder de sedução e atracção sexual…
Segundo o autor, o mesmo livro que já havia sido apresentado em formato virtual, em Lisboa, pela escritora luso-angolana, Luísa Frestas, será agora de forma presencial apresentado no 23° festival Correntes D’Escritas que anualmente acontece naquela localidade de Portugal e será na ocasião apresentado pelo escritor português Aurelino Costa também figura de referência da actualidade literária lusófona.
O autor, João André da Silva Feijó, de seu nome completo, nasceu em Malanje. Estudou Direito em Luanda, na Universidade Agostinho Neto (UAN) é deputado (reformado) da Assembleia Nacional da República de Angola.