PR recebe cartas credenciais de cinco embaixadores

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu esta quinta-feira, no Palácio Presidencial, as cartas credenciais de cinco novos embaixadores com estatuto de residentes.

Trata-se dos embaixadores do Reino de Espanha, Manuel Maria Lajarreta Lobo, da Holanda, Tsjeard Roelf Hoestra, do Reino Unido, Roger Stringer Mbe, de Israel, Himon Solomon e de Portugal, Francisco Durão Ferreira Duarte.

Depois de receber as cartas credenciais, em cerimónias separadas, o Chefe de Estado angolano manteve conversa privada, de aproximadamente 15 minutos, com cada um dos diplomatas acreditados em Angola.

O acto de apresentação das cartas credenciais formaliza o início de funções de um embaixador no Estado que o acolhe. Trata-se de um documento formal enviado por um Chefe de Estado ao homólogo do país receptor.

Prioridades nas relações

Em declarações à imprensa, no final da cerimónia, o diplomata espanhol, Manuel Maria Lajarreta Lobo, manifestou a intenção de trabalhar para o reforço da parceria existente entre os dois países nos sectores económica, diplomática e político.

“Temos um futuro promissor no que diz respeita às relações de cooperação. Angola tem um peso crescente na região subsahariana”, exprimiu.

Angola e Espanha cooperam nas áreas de energia, telecomunicações, transportes, construção e agricultura.

Manuel Lajarreta Lobo exerceu as mesmas funções na Guiné Equatorial, Indonésia, Argentina, Guatemala e no Chile. Desempenhou várias funções no Ministério dos Assuntos Exteriores do seu país.

Já o embaixador da Holanda, Tsjeard Hoestra, afirmou que o foco é o fortalecimento da cooperação no domínio económico, comercial e na agricultura”.

No quadro das relações bilaterais, informou que um consórcio de empresas holandesas vai visitar Angola, no decurso deste mês, para assinar um acordo com o Ministério dos Transportes.

O acordo prevê a instalação na região sul do país de cadeias de armazéns de frio, para a conservação de produtos agrícolas.

O diplomata holandês, que iniciou a sua carreira diplomática em 1998, já exerceu as funções de embaixador no Kosovo, Egipto, Sérvia, Líbano e na Côte D´ivoire.

Por sua vez, o novo embaixador do Reino Unido, Roger Stringer Mbe, apontou como temas fundamentais da cooperação bilateral a parceria económica, preservação do meio ambiente, educação, apoios ao empoderamento da mulher angolana, democracia e liberdade.

Roger Stringer já exerceu funcões diplomáticas na África do Sul, Paquistão e Iraque.

Por seu turno, o embaixador de Israel, Shimon Solomon, defendeu, também, o reforço da cooperação.

Na folha de serviço de Shimon Solomon destaca-se a função de conselheiro do Ministério da Educação de Israel.

FacebookTwitterGoogle+