PR destaca nível de cooperação Angola-Cabo Verde

O Presidente da República, João Lourenço, considerou, nesta segunda-feira, na cidade da Praia, excelente a cooperação bilateral entre Angola e Cabo Verde.

Em entrevista à imprensa, à margem do encontro com o seu homólogo de Cabo Verde, José Maria Neves, o estadista angolano afirmou que os dois países têm muito a ganhar com o reforço da cooperação bilateral nos mais variados domínios.

João Lourenço destacou, particularmente, a cooperação nas vertentes dos Transportes Aéreos e Marítimos, Agricultura, Turismo e Administração Pública.

“Angola tem muito a ganhar com a experiência de Cabo Verde nos domínios do Poder Local e na promoção do Turismo Interno. São áreas em que Cabo Verde tem uma vasta experiência e que pode ajudar para que Angola atinja o nível desejável”, reforçou o estadista angolano.

João Lourenço apontou o Acordo de Mobilidade da CPLP como uma alavanca que vai impulsionar ainda mais a cooperação entre os dois países, por permitir a livre circulação de pessoas e bens.

Cabo Verde aberto ao investimento angolano

Por seu turno, o Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, manifestou a disponibilidade do seu país para receber o investimento privado angolano, apontando para o quadro legal existente como um grande incentivo para os homens de negócios.

Conforme afirmou o Chefe de Estado cabo-verdiano, o mercado do arquipélago oferece inúmeras oportunidades para quem queira investir em Cabo Verde.

José Maria Neves, que considerou histórica a visita do homólogo angolano, disse ser o momento para os empresários dos dois países apostarem nas oportunidades existentes.

A visita de João Lourenço surge na sequência do convite formulado pelo homólogo de Cabo Verde, José Maria Neves, no quadro do reforço das relações de amizade e cooperação entre ambos os  países.

Angola e Cabo Verde têm fortes laços de cooperação e, entre os acordos assinados destacam-se os de isenção de vistos, bem como outros ligados aos ramos da Educação, Defesa, Petróleo, Diplomacia, Transportes, Finanças e Administração.

A formalização das relações político-diplomáticas entre Angola e Cabo Verde ocorreu a 30 de Agosto de 1977.

FacebookTwitterGoogle+