FAAN apresenta em Lisboa DVD e livro de textos sobre a poesia de Agostinho Neto

IMG_4231

A Fundação Agostinho Neto apresentou nesta Quarta-feira na Torre do Tombo, em Lisboa, o DVD “Portugueses Falam de Agostinho Neto” e o livro “A Noção do Ser”.

A apresentação do evento esteve a cargo do General Ramalho Eanes, primeiro Presidente eleito em Portugal por sufrágio directo e universal, durante o período de 1976 a 1986, e Luandino Vieira, Conselheiro Cultural da Embaixada de Angola em Portugal.

O lançamento das referidas obras visou saudar o 40º aniversário do 25 de Abril. A par de Lisboa, o livro e DVD, foram também apresentados na cidade do Porto e em Coimbra.

O livro é uma antologia de textos de Agostinho Neto: ensaios, críticas, estudos, prefácios, notas e artigos que “foram aparecendo em diversos países e contextos, com particular destaque para aqueles que, desde a Itália aos EUA, Angola, França, Portugal, Brasil, Espanha, Rússia, República Checa ou Nigéria, dedicaram esforços, no sentido de tornar mais conhecida e compreensível a poesia que é, por excelência, no seu conjunto, o acto poético fundacional da Nação Angolana a fazer-se Estado”, refere a Fundação Agostinho Neto.

Os textos foram escritos por personalidades com perspectivas diferentes sobre a imensa obra de Neto, fazendo parte desse rol professores, escritores, ensaístas, políticos e intelectuais que dedicam uma ‘atenção especial’ às questões africanas, entre elas Eugénia Neto, Leonel Cosme, Marga Holness, Jorge Amado, Luís Kandjimbo, Donald Burness, Ossie Onuora Enekwe, Michel Laban, Jofre Rocha, José Luís Mendonça, Ebenezer Adedeji Omoteso, Helena Riausóva, Patrick Chabal, entre tantos outros.

“A Noção do Ser” está seccionado em cinco partes e contêm um prefácio de Jorge Amado, a selecção minuciosa e organização dos textos esteve a cargo do Professor  Pires Laranjeira, uma das vozes mais conceituadas do ensino e da crítica literária africana, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e da Dr.ª Ana T. Rocha, da Universidade Sorbonne Nouvelle-Paris.

Já o DVD “Portugueses Falam de Agostinho Neto”, contêm testemunhos únicos do grande nacionalismo de Agostinho Neto, através de entrevistas de personalidades contemporâneas de Neto; General Ramalho Eanes, Mário Soares, Major General Pezarat-Correia, Almeida Santos, Aurélio Santos, Gonçalves Ribeiro.

A cerimónia serviu de igual modo para a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre a Fundação Agostinho Neto e a Associação Tito de Morais.

A patrona da Fundação Agostinho Neto, Dr.ª Eugénia Neto, procedeu a entrega de diplomas de reconhecimento ao General Ramalho Eanes, Professor Pires Laranjeira, e a Dr.ª Ana T. Rocha.

A Fundação Agostinho Neto (FAAN) é uma fundação cujo objectivo  “é promover a pesquisa e divulgação da vida e da obra do Dr. António Agostinho Neto; Promover actividades para melhorar o bem-estar e a condição dos angolanos; A promoção da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, para incentivar a criação e a inovação, de todo o tipo e sob todas as formas, e a investigação científica e tecnológica.”

 

 

FacebookTwitterGoogle+