VPR Bornito de Sousa enaltece contributo da Igreja Metodista

O vice-presidente da República, Bornito de Sousa, enalteceu, este domingo, a intervenção da Igreja Metodista Unida no processo de formação, educação de crianças e jovens angolanos.

Em mensagem lida no culto comemorativo dos 137 anos da implantação da Igreja Metodista em Angola, Bornito de Sousa destaca o facto de, para além de expandir o evangelho, a Igreja Metodista continuar a apoiar o país através do ensino de excelência e a formação de crianças e adolescentes  para o desenvolvimento do país.

“Volvidos 137 anos,  exortamos que a igreja continue com a força, vontade e desejo de ver uma Angola melhor, já que no passado empreenderam uma luta sem trégua contra o cololialismo português até ao alcance da independência”, lê-se na mensagem.

Registo eleitoral 

Por seu turno, o vice-governador de Luanda  para o sector técnico e infra-estruturas, Cristiano Mário Ndeitunga, apelou aos fiéis metodistas a aderirem aos guiches do Balcão Único de Atendimento ao Público (BUAPs), para actualizar o registo eleitoral.

Segundo Cristiano Ndeitunga, a igreja enquanto parceira do Estado continuará a mobilizar os crentes  para a sua participação efectiva na festa da democracia, bem como continuar a trabalhar para a pacificação dos discursos dos políticos, para que o exercício da democracia decorra em  clima de paz.

Destacou o papel desempenhado pela instituição religiosa na libertação dos angolanos das correntes do colonialismo e de garantir a unidade nacional..

Por seu lado, a seretária geral do Cica, Deolinda Dorcas Teca, enalteceu o trabalho activo de evangelização e acção social em prol dos angolanos desempenhado pelos metodistas.

Exortou-os a continuarem a acção social para influenciar as futuras gerações a fazer sempre o bem, enaltecendo o papel da sociedade de mulheres, de homens e  da juventude.

As festividades dos 137 anos da Igreja Metodista em Angola tiveram lugar no templo Bethel onde partciparam governantes, com destaque para a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, o ministro da Cultura, Filipe Zau, a ministra da saúde, Silvia Lutucuta, o presidente da Unita, Adalberto da Costa Júnior, entidades religiosas, membros de partidos políticos com assento parlamentar e fiéis.

As comemorações decorreram sob o lema “Povo metodista, 137 anos chamados a melhorar o presente momento”.

A Igreja Metodista em Angola foi fundada em 1885 com a chegada da caravana de missionários americanos  a Luanda liderada pelo Bispo William Taylor.

FacebookTwitterGoogle+