Bornito de Sousa assegura água de qualidade às populações

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, reafirmou, nesta terça-feira, o compromisso do Executivo em garantir o abastecimento de água potável de qualidade e em quantidade em todo o território nacional.

O Vice-Presidente da República falava à imprensa, por ocasião do Dia Mundial da Água, que hoje se assinala, sob o lema “Águas subterrâneas: tornar visível o invisível”.

Bornito de Sousa acredita que a melhoria do abastecimento de água pode reduzir dois terços das doenças nos países pobres, pois a qualidade do abastecimento de água tem importância extraordinária nos chamados determinantes sociais da saúde.

No âmbito da efeméride, visitou a estação de captação e abastecimento de Kifangondo e o Centro de Distribuição Candelabro, também localizado no município de Cacuaco, província de Luanda.

O Vice-Presidente acredita que com o Centro de Distribuição Candelabro concluído, o Executivo resolve o problema do abastecimento de água a várias localidades da província de Luanda.

As obras de ampliação, reabilitação e modernização do referido centro, avaliadas em mais de 122 milhões de dólares,  iniciaram em 2017 e terminam no final do presente mês.

A infra-estrutura vai fornecer 210 mil metros cúbicos de água por dia, beneficiando cerca de dois milhões de habitantes.

Projectos em curso

Por outro lado, o responsável declarou estar em curso um conjunto de projectos, visando melhorar o abastecimento de água potável em todo o território nacional.

Apontou, entre as obras em curso, o projecto de “transvase de águas” do rio Cunene para levar o líquido precioso para as áreas afectadas pela seca no sul do país.

Referiu-se também a projectos de pesquisas de águas subterrâneas e à procura de lençóis freáticos para reduzir os efeitos da seca.

Na estação de tratamento de Candelabro foram construídos e ampliados os sistemas de tratamento de água bruta e de bombagem de água para diferentes regiões da província de Luanda.

Segundo responsáveis da Empresa de Águas de Luanda (EPAL) a estação vai contribuir para melhorar o abastecimento das centralidades do Sequele e Vida Pacífica, a urbanização Maié-Maié, Cazenga, Cacuaco, Panguila, Marçal e pólo industrial de Viana.

FacebookTwitterGoogle+