Embaixador de Angola em Portugal aborda situação do pais c/ Jaime Gama
O Embaixador de Angola em Portugal, Assunção dos Anjos, abordou ontem, em Lisboa, com o novo presidente da Assembleia Portuguesa, Jaime Gama, a situação reinante no país, à luz do processo de paz em curso há cerca de três anos.
À saída deste primeiro encontro, desde que Jaime Gama ocupa este novo cargo, em resultado das recentes eleições ocorridas em território luso, ganhas pelo Partido Socialista, o diplomata angolano disse à Angop ter prestado uma informação detalhada das medidas que o Governo empreende, com vista a criação de condições reais para a realização de eleições em 2006.
De acordo com o chefe da missão diplomática, a ocasião serviu igualmente para aflorar, com profundidade, os esforços empreendidos com vista a consolidação da estabilidade política, a concretização da estratégia de desenvolvimento económico e os passos que estão a ser dados para a implantação de uma sociedade tolerante e inclusiva.
Foi referenciado, especialmente, o conteúdo da Agenda Nacional de Consenso, assim como a sua importância no contexto de desenvolvimento harmonioso do país.
Na oportunidade, o embaixador informou igualmente ao presidente do Parlamento português dos esforços que o Governo angolano, com a ajuda da comunidade internacional, empreende para quebrar o ciclo de transmissão humana da febre hemorrágica que assola a província do Uíge, atacando o foco infeccioso da doença.
Assunção dos Anjos revelou ter passado ainda em revista, com o seu interlocutor, o actual estado das relações de cooperação e amizade, consideradas excelentes por ambas as partes.
Por seu turno, Jaime Gama manifestou-se profundamente disponibilizado para continuar a desenvolver esforços para aprofundamento das relações históricas de cooperação e de amizade.
Sugeriu, do mesmo modo, a adopção de mecanismos tendentes a viabilizar um diálogo franco e permanente entre os dois povos para o estabelecimento de uma cooperação, cada vez mais, eficaz e mutuamente vantajosa.