Novo Hospital Geral de Ondjiva pronto em 2023

As obras de construção do novo hospital geral de Ondjiva, capital da província do Cunene, estarão concluídas até Junho de 2023, assegurou, este domingo, o empreiteiro ao Presidente da República, João Lourenço.

De acordo com o director da empresa Makiber, José Branden, as obras decorrem a bom ritmo e esforços estão a ser envidados para que a infra-estrutura esteja concluída na data prevista.

A nova unidade sanitária terá  220 camas de internamento.

A empreitada avaliada em 52 milhões de euros, incluindo o apetrechamento, está em construção desde Maio de 2021, numa área de 60 mil metros quadrados.

Explicou que o hospital, com 26 blocos, terá quatro unidades de internamento, igual número de blocos operatórios, unidade de hemodiálises com 12 cadeiras, banco de sangue, internamento psiquiátrico, incluindo oito residências para os médicos.

Contará ainda com os serviços de pediatria, obstetrícia, endoscopia, biologia, oftalmologia, estomatologia, urgência,  obstetrícia, pequenas cirurgias, raio X, TAC, fábrica de oxigénio, um jango para acolher os familiares de doentes, entre outros de apoios.

O secretário de Estado da Saúde para a área Hospitalar, Leonardo Europeu Inocêncio, destacou que a unidade vai reduzir a transferência de doentes para a vizinha Namíbia, e terá, pela primeira vez, os serviços de psiquiatria.

Leonardo Inocêncio sublinhou que dada a grande valia  para a população do Cunene, tudo se fará para a entrada em funcionamento no primeiro semestre do próximo ano.

A nova unidade vem substituir o antigo hospital geral afectado em Outubro de 2020 por um incêndio que danificou completamente a ala de cirurgia e o posto de armazenamento de oxigénio.

Desde o incêndio, os serviços do hospital geral de Ondjiva foram transferidos para o hospital municipal do Cuanhama, com capacidade de 70 camas, localizado no bairro do Ekuma, arredor de Ondjiva.

FacebookTwitterGoogle+