Presidente da República recebe em audiência secretário de Estado americano

Foto: Angop

Foto: Angop

O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, recebeu a meio da manhã desta segunda-feira, em Luanda, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, que está desde domingo em Angola para uma visita de 48 horas.

A estadia de John Kerry visa aprofundar as relações político – diplomáticas e de cooperação económica entre Angola e os Estados Unidos da América.

Não foram prestadas declarações à imprensa no final da audiência.

O Secretário de Estado dos Estados Unidos é chefe do  Departamento de Estado dos Estados Unidos que lida com os  assuntos externos

A visita do chefe da diplomacia norte-americana, a primeira desde que tomou posse em 2013, vai servir também para abordar o processo de paz na região dos Grandes Lagos, cuja presidência rotativa pertence a República de Angola desde Janeiro de 2014.

Integram a delegação norte-americana a secretária de Estado Assistente para os Assuntos Africanos, Linda Thomas Grenfield, o enviado especial dos Estados Unidos para os Grandes Lagos e República Democrática do Congo, Russell Feingold, o enviado especial para o Sudão e Sudão do Sul, Donald Boothbem, e a embaixadora itinerante Catherine Russel, assistente do gabinete do secretário de Estado para os Assuntos Globais das Mulheres.

As relações diplomáticas entre a República de Angola e os Estados Unidos da América foram estabelecidas em Maio de 1993, data que marcou uma nova era entre ambos os países assentes no respeito mútuo e na defesa de interesses comuns.

Em Agosto de 2009, a então secretária Estado, Hilary Clinton, efectuou uma visita de trabalho à Angola, também no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.

FacebookTwitterGoogle+