Ministro destaca importância de se alavancar cultura
O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Felipe Zau, destacou hoje, quarta-feira, em Luanda, ser importante se alavancar a cultura como forma de angariar receitas para a economia.
Considerou ser necessário associar os agentes culturais e turísticos de forma a criar soluções para as necessidades e os desafios comuns em sectores-chave da área da cultura.
Falando na XII reunião de ministros da cultura da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), referiu que para que isso aconteça, é necessário aprovar e colocar em prática acções em todas as áreas, mas sobretudo, na cultura para que se possa aprofundar mais a cooperação e renovar continuamente o espírito de pertença à CPLP.
“A diversidade cultural dos nossos povos visa garantir uma maior sustentabilidade ao fomento das indústrias criativas e do turismo”, disse.
Reiterou haver todo um conjunto de acções de natureza artístico-cultural, histórico-científico e turística, entre as quais, feiras de arte e cultura, gastronomia, cinema, espectáculos de teatro, música e dança reconhecidos como património nacional e da UNESCO, capazes de contribuírem para o crescimento da economia dos países da CPLP.
Por sua vez, o secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa lembrou que muitos estabelecimentos culturais, como teatro, museus e cinemas estiveram encerrados ou a funcionar muito abaixo das capacidades habituais durante muito tempo, afectando a produção de bens e serviços culturais e, consequentemente, os rendimentos dos artistas e demais agentes da cultura.
Reconheceu os esforços em curso que os estados membros promovem em busca de melhores soluções. “Um pouco por todos países da CPLP, temos assistido à implementação de medidas de políticas públicas e à realização de debates sobre as indústrias culturais e criativas em contexto de pandemia que procuram respostas a questões emergentes”, frisou.
Neste contexto, a CPLP procura impulsionar, através da materialização de projectos culturais multidisciplinares, a edificação de um espaço de promoção das indústrias culturais e economia criativa na CPLP.
No encontro, com término previsto para quinta-feira, estão a ser debatidos, entre outros, a mobilidade nos países membros, questões sobre as perspectivas de colaboração na CPLP para recuperação pós-pandemia, bem como o alargamento da cooperação com observadores associados e organizações internacionais.