MCTA destaca necessidade de trabalho integrado
O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) considera imperiosa trabalhar-se de forma integrada, visando acautelar os efeitos dos impactos negativos, resultantes da exploração inadequada de recursos, que a todos atingem, e têm no homem o seu principal responsável.
Em mensagem alusiva o dia mundial do ambiente que hoje, domingo se assinala (5 de Junho, a entidade ministerial refere ser necessário dar-se início a debates, análises e formação de recursos humanos capazes de viabilizar um sentido holístico de educação.
Durante o processo de educação, refere a nota, as questões ambientais serão inseridas no contexto de um desenvolvimento, capaz de viabilizar que as gerações futuras herdem os bens naturais/culturais, que as gerações passadas beneficiaram e as gerações actuais podem ainda beneficiar.
A data visa apelar a melhoria da qualidade de vida, ao bem estar social, e a sobrevivência da Humanidade, estando em causa as preocupações com o aquecimento global, os resíduos sólidos, a poluição, dos mares, dos rios, das lagoas, e dos Ocenaos e a qualidade do ar; em suma: a sustentabilidade.
O Dia Mundial do Ambiente foi em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da resolução 2994, com o intuito de, entre outros, alertar para os efeitos da acção humana sobre a natureza e a necessidade do uso racional e sustentável dos recursos naturais.