Entregues primeiras carteiras profissionais de artistas
A Comissão da Carteira Profissional do Artista (CCPA) procedeu, esta quinta-feira, em Luanda, aentrega das primeiras cédulas aos fazedores de arte, numa cerimónia realizada no Palacio de Ferro.
Durante a cerimónia, que contou com a presença de várias fazedores de cultura, foram entregues, de forma simbólica, as cinco primeiras carteiras profissionais das 80 existentes a Vitória Soares “Totonha”, Joãozinho Morgado, Matondo Alberto, Elias dya Kimuezo e Filipe Zau.
Em declarações à imprensa, o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente Filipe Zau disse ser fundamental promover e valorizar os criadores angolanos.
De acordo com o ministro, esse reconhecimento profissional é de grande importância para a garantir da sobrevivência e dos agregados dos artistas angolanos.
Esse momento, reconheceu, eleva a auto estima dos artistas.
Para a actriz Vitória Soares ” Totonha”, o momento era esparado a mais de 4 décadas. “É chegado o reconhecimento”, frisou.
Por seu turno, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, referiu que a carteira profissional, além de proporcionar o reconhecimento, vem também garantir a protecção social e reforma.
Teresa Dias salientou que isso só será possível desde que o artista cumpra com as suas obrigações contributivas.
Para o presidente da CCPA, Manuel Vieira Dias “Maneco”, a carteira, além de garantir o reconhecimento da classe, vem, de igual modo, criar bases sólidas em todas as etapas de um futuro promissor com elevado prestígio.
A Comissão da Carteira Profissional do Artista foi publicado em decreto n° 203, III Série de 17 de Dezembro de 2021 com respaldo do despacho conjunto do Ministério da Administra Pública, Trabalho e segurança Social, e do ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.