AUDIÊNCIAS EM VÉSPERA DA INVESTIDURA

Presidente da República considerado líder da reconciliação na UA

Dentro de poucas horas, concretamente a partir das 10 horas e 30 minutos, acontece na Praça da República a cerimónia de investidura do Presidente da República, João Lourenço, reeleito nas eleições gerais realizadas no dia 24 do mês passado.

Na Praça da República, aguarda-se a presença de mais de 15 mil convidados, entre os quais Chefes de Estado e de Governo de vários países, representantes do corpo diplomático acreditado em Angola, de organizações internacionais e de todos os sectores da vida nacional, além da imprensa local e de jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social estrangeiros.

Nas vésperas deste acto marcante para o país, o Presidente da República, João Lourenço, recebeu em audiência, no Palácio Presidencial, várias entidades estrangeiras convidadas.

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, foi recebido na manhã desta quarta-feira. No período da tarde, esteve na Cidade Alta o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki, que, em declarações à imprensa, considerou o Presidente João Lourenço um líder da reconciliação para a paz na União Africana.

Moussa Faki disse ainda à imprensa que a ocasião serviu para abordar alguns assuntos da região e do continente.

“Eu aproveitei abordar com alguns assuntos que inquietam a Comissão e os que têm a ver com o andamento da nossa União”, referiu, dando a conhecer ainda que agradeceu ao Presidente angolano pela implementação da agenda africana para integração e reconciliação.

Moussa Faki disse também que Angola é um país central e joga um papel importante na estrutura da União Africana, pelo que deseja sucessos ao Presidente João Lourenço nas tarefas internas e a nível internacional.

Numa outra audiência, o Presidente João Lourenço recebeu o enviado especial do Governo da China, Liu Yuxi, que transmitiu as saudações do seu homólogo chinês, Xi Jinping, bem como o interesse para reforçar a cooperação em vários domínios.

“A China e Angola têm uma amizade profunda e temos logrado grandes êxitos nos âmbitos de política, economia, agricultura, saúde, educação, etc”, frisou Liu Yuxi, tendo avançado que a reeleição de João Lourenço reforça mais uma vez a confiança política mútua.

O enviado especial do Governo da China garantiu que o reforço da cooperação vai encorajar as empresas chinesas a investirem em Angola.

Nesta quarta-feira, o Presidente da República recebeu também, em audiências separadas que se estenderam até parte da noite, o seu homólogo da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, a Primeira-Ministra do Gabão, Rose Christiane, e o ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Shakhboot Al Nahyan.

FacebookTwitterGoogle+