Primeira-Dama defende educação prioritária das meninas

A Primeira-Dama de Angola, Ana Dias Lourenço, apontou, esta terça-feira, a educação das meninas como uma área de intervenção prioritária, por ser mais crítica e impactante no empoderamento das futuras e actuais mulheres.

Ana Dias Lourenço acredita ser importante investir na educação de meninas, pois assim se transformarão os  países e o mundo inteiro.

A Primeira-Dama falava on-line, como convidada de Honra, na nona edição da Merck Foundation África Ásia Luminary e celebração do 5o aniversário da Merck Foundation, que contou com mais de dois mil participantes, de forma presencial, no Dubai, e online pelo Mundo.

Ana Dias Lourenço lembrou que no passado mês de Fevereiro deste ano fez a apresentação formal da sua organização, a Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC).

A Fundação, de acordo com Ana Dias Lourenço  pretende actuar em Angola como veículo impulsionador e mobilizador no desenvolvimento de projectos que criem um forte propósito e possam ser continuados, preservados e replicados para o futuro de Angola e dos angolanos.

Para o efeito, disse, foram escolhidas as áreas da economia local, do desenvolvimento comunitário rural, da protecção e solidariedade social, da saúde, da educação, da cultura e do ambiente para, de forma transversal e com as comunidades, fazer acontecer a melhoria das condições de vida dos beneficiários.

No quadro da estratégia 2022-2025 definiram como um dos eixos estratégicos o fomento de iniciativas, projectos e programas nos domínios da saúde, educação, meio ambiente e cidadania, e neste âmbito contam com o apoio de parceiros experientes como a Merck, para as iniciativas.

Ana Dias Lourenço fez um apelo, em especial, para o domínio da saúde, em que o principal objectivo é promover a saúde, em realce para as mulheres e crianças, através do acesso aos cuidados básicos de saúde, em geral, da saúde sexual e reprodutiva e da educação.

Para este desiderato foi definido como objectivo principal favorecer o desenvolvimento de uma educação inclusiva, que considere as diferentes necessidades e capacidades das crianças, jovens e adultos.

Realçou a importância da presença, no encontro, de membros da sua equipa para trocarem experiências e aprofundarem a cooperação no domínio da Educação, em especial no projecto “Educar a Linda/Educar a Weza” e no domínio da Saúde, onde pretendem desenvolver um projecto de saúde móvel intitulado Tata Uhayele (cuide da sua saúde na língua nacional Umbundu).

Este projecto alia a criatividade e a saúde ao serviço das populações, através da gestão de Carruagens Clínicas ao longo na linha ferroviária, no corredor do Lobito a Luau, (Caminho de Ferro de Benguela), numa primeira fase, e depois nas outras duas linhas, de Moçâmedes e de Luanda, priorizando a prestação de cuidados primários de saúde, às comunidades das Províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico, com especial ênfase ao atendimento a crianças, adolescentes e mulheres.

Saudou a Fundação Merck pela sua disponibilidade para em parceria com a FDC apoiar a educação das meninas e iniciativas no domínio da saúde.

Ana Dias Lourenço reiterou  a sua satisfação em fazer parte desta Iniciativa que reúne Primeiras Damas e que permite partilhar as experiências de cada uma nos seus respectivos países.

FacebookTwitterGoogle+