Primeira-Dama lança “Machimbombo Dikota”

Os angolanos que tenham mais de 60 (sessenta) anos vão poder partilhar experiências com os mais jovens, ter uma vida mais activa e integrada na comunidade através do “Machimbombo Dikota”, autocarro que vai transitar por todos os municípios da capital Luanda, numa primeira fase.

Numa iniciativa da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, o lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 22 de Dezembro, em parceria com a Equipa Buscenter, na marginal de Luanda, sob o lema “Dê uma nova vida à sua experiência”.
O projecto visa realçar acções intergeracionais como meio de incentivar a partilha de conhecimentos, experiências, habilidades e competências nos domínios técnicos, comportamentais e de cidadania em áreas como educação, saúde, mentoria, ambiente, cultura, entre outras.

“(…) Para fecharmos o ano de 2022 achamos que deveríamos mostrar o Machimbombo Dikota, e, portanto, está aí o machimbombo. Ele tem algumas valências, mas infelizmente ainda não é o que nós pretendíamos porque é pequeno”, fez saber a Primeira-Dama.

Ana Dias Lourenço acrescentou que a configuração e capacidade do autocarro, impedem (ainda) que tenha um carácter interurbano e saia da cidade, contudo acredita que os parceiros estatais e privados vão ajudar a compor, pelo menos, mais dois veículos.

O Machimbombo Dikota está direccionado para a aprendizagem ao longo da vida e no aconselhamento para o envelhecimento activo dos seniores, bem como na promoção da inclusão, integração social e profissional dos mais jovens, para impulsionar o seu desenvolvimento e crescimento pessoal.

A Primeira-Dama e convidados fizeram uma visita guiada ao autocarro e assistiram ao vídeo promocional da iniciativa, no seu interior, experiência por todos elogiada.

“O que nós queremos nesses autocarro é, numa primeira fase, tentar mobilizar os Dikotas através do autocarro e inscreverem na Plataforma Dikota, e depois também poderem fazer algumas formações e transmitir os seus ensinamentos”, precisou.

Em paralelo ao lançamento, foi feita a inscrição dos Dikotas no Painel de Seniores, no Portal www.dikota.ao, onde as pessoas se poderão cadastrar para participar de futuras actividades, partilhar as suas experiências, valorizar os conhecimentos, ter uma vida mais activa e integrada na comunidade, prevenir a solidão e a inactividade.

A Primeira-Dama deu o exemplo e aproveitou o momento para fazer a sua inscrição.

Machimbombo Dikota foi lançado no âmbito do segundo aniversário da plataforma Dikota E_6.0, promovido pela Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC), que tem como patrona Ana Dias Lourenço.

O projecto tem como parceiros o governo de Angola, através do Ministério dos Transportes e do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), CINFOTEC, INEFOP e, do sector privado, a Unitel.

FacebookTwitterGoogle+