Refriango conquista medalhas em França

Fotografia: Santos Pedro

Fotografia: Santos Pedro

A empresa angolana Refriango, produtora de refrigerantes, águas e bebidas alcoólicas, recebeu em Bordeaux, França, pelo quinto ano consecutivo, 12 medalhas no concurso internacional “Monde Selection”, pela qualidade e inovação que os seus produtos apresentam.

O concurso premiou a empresa nacional com duas medalhas Grande Ouro para “Nutry manga” e “Pura”, sete medalhas de ouro para “Blue maracujá”, “Welwitchia”, “Blue polpa ananás”, “Blue polpa laranja”, “Tutti múcua”, “Tutti sape sape” e uma medalha de prata para “Super cuia chocolate morango”.

Os grandes vencedores foram o “Blue maracujá” e “Nutry Manga” que, à semelhança da água “Pura”, distinguida em 2013, ficaram, este ano, com o “High Quality Trophy”, um troféu apenas atribuído às marcas que ao longo de três anos consecutivos alcançaram medalhas de ouro .

O administrador da Refriango, Estevão Daniel, disse durante a cerimónia que o reconhecimento de uma entidade conceituada como a “Monde Selection” confirma a capacidade industrial angolana e prova ser possível criar, produzir e comercializar produtos de grande consumo em Angola, capazes de competir com outros com elevados padrões de qualidade que se praticam em todo o mundo.

A conquista de mais consumidores e a internacionalização, disse, continua a ser uma das grandes apostas da empresa. O “Monde Selection” é uma instituição internacional fundada em 1961 e tem como missão atribuir selos de qualidade aos bens de consumo, testando produtos de todo o mundo através de um painel de juízes profissionais e totalmente independentes.

Esta 53ª edição premiou 3.163 produtos provenientes de 87 países. Desde 1961 que cerca de 80 peritos avaliam o sabor, aspecto e aroma, rótulo, embalagem, inovação e impacto ambiental das amostras.
Em actividade desde o ano de 2005, a Refriango tem uma capacidade de produção de mil milhões de litros ao ano e detém 27 linhas de enchimento para todos os tipos de embalagem.

Ocupando uma área de 42 hectares, a unidade fabril, localizada em Quicuxi, município de Viana, emprega 4.500 trabalhadores.

Huambo

A Refriango vai abrir, no decurso deste ano, na província do Huambo, uma nova fábrica de produção de bebidas não alcoólicas e alcoólicas.

O administrador da empresa angolana, Estêvão Daniel, disse que está em finalização o trabalho de montagem de equipamentos. “Acredito que este ano começaremos a produzir, não a cem porcento, mas vamos produzir, fazendo com que o centro do país tenha produtos da Refriango.”

Estêvão Daniel sublinhou que a Refriango tem vindo a inovar os seus produtos no sentido de criar novos sabores, de modo a aprimorar e conservar a qualidade e trazer melhores gostos ao consumidor.

Quanto à internacionalização, referiu que, através de Portugal, a empresa pretende atingir outros países europeus, e a nível de África, a grande aposta é entrar nos mercados da África do Sul, Namíbia, RDC, Congo Brazzaville e Moçambique. Como dificuldades da empresa, apontou a lentidão no desembaraço aduaneiro para a exportação dos produtos acabados.

Apelou à união do empresariado nacional na conjugação de sinergia para o desenvolvimento do país, levando para o mundo as marcas angolanas e criando mais postos de trabalho.

“É necessário que o Estado reconheça que a indústria nacional precisa de mais apoios, segurança e protecção”, concluiu.

A Refriango é a primeira empresa angolana de produção de bebidas e de grande consumo a alcançar a certificação ISO. Mensalmente a empresa realiza mais 50 mil análises que atestam a qualidade dos produtos.

FacebookTwitterGoogle+