LITERATURA ANGOLANA DISTINGUIDA

Ondjaki recebeu Prémio Vergílio Ferreira em Évora

O escritor Angolano Ondjaki recebeu ontem, na cidade portuguesa de Évora, O Prémio Vergílio Ferreira, numa cerimónia realizada na Universidade de Évora na qual esteve presente o Embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca.

Na atribuição do prémio, a reitora da Universidade de Évora, Professora Hermínia Vasconcelos Vilar, salientou o percurso literário de Ondjaki e o contributo por ele dado na evolução e divulgação da cultura em línguas portuguesas.

Rodeado de familiares, amigos, docentes e alunos universitários, Ondjaki aproveitou o momento para sublinhar a sua angolanidade e salientar a importância da cultura para o desenvolvimento dos povos, como forma de união para que cada nação possa melhor divulgar a sua identidade.

Ondjaki nasceu em Luanda em 1977. É licenciado em Sociologia pelo ISCTE, de Portugal e doutorado em Estudos Africanos. É prosador, poeta e também escreve para cinema. É membro da União dos Escritores Angolanos e recebeu os prémios Sagrada esperança (Angola, 2004); Conto-A.P.E (Portugal, 2007); FNLIJ (Brasil, 2010 e 2014); Juvenil (Brasil, 2010); Prémio José Saramago (Portugal, 2013) e Prémio Littérature-Monde (França, 2016).

Está traduzido para francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, sérvio e sueco. Ocasionalmente, é professor de escrita criativa.

FacebookTwitterGoogle+