CULTURA ANGOLANA ESTÁ DE LUTO

2013_03_08_10_16_00_197247

Morreu o encenador Rogério de Carvalho

O encenador angolano Rogério de Carvalho, morreu no sábado à noite, em Almada, Portugal, aos 88 anos de idade. Nascido na Gabela em Setembro de 1936, Rogério de Carvalho teve uma brilhante carreira de quase 60 anos. Distinguido em 2021 com o Prémio Nacional de Cultura e Artes de Angola, Rogério Ferreira de Carvalho dedicou a sua vida à formação de actores e à encenação em Angola e Portugal Apesar de ter nascido em Angola, Rogério de Carvalho iniciou a sua carreira ainda enquanto aluno do Conservatório Nacional de Lisboa, actual Escola Superior de Teatro e Cinema, na qual leccionou até 2007, sendo responsável pela encenação das principais peças de teatro que foram exibidas em Angola e Portugal.

 

A propósito do seu falecimento, a Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Angola na República Portuguesa, S. Excelência Maria de Jesus Ferreira disse em mensagem de condolências enviada à família ter sido “com sentimento de pesar que tomei conhecimento do falecimento do conceituado encenador angolano, Senhor Rogério Ferreira de Carvalho, vítima de doença, aos 88 anos de idade”.

“Com uma vida dedicada à cultura, o Senhor Rogério de Carvalho deixa atrás de si um legado de obra feita a favor do teatro, tanto em Angola como em Portugal, onde passou os derradeiros anos de vida”, acrescenta a mensagem. A representante do Estado angolano em Portugal, na mesma mensagem, adianta que “neste momento de dor, vergo-me perante a sua memória e endereço à família enlutada, em meu nome, no da minha família e no de todos quantos trabalham na Embaixada da República de Angola na República Portuguesa, as mais sentidas condolências”. “Que a sua alma repouse em paz e que a sua família se sinta reconfortada, na certeza de que o Sr. Rogério Ferreira de Carvalho, deixa em todos nós um sentimento de perda irreparável e um inestimável legado para a cultura angolana”, conclui a Embaixadora Maria de Jesus Ferreira na mensagem enviada á família de Rogério de Carvalho.

 

FacebookTwitterGoogle+