Angola na reunião da Google sobre a Inteligência Artificial

Angola participou, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, num encontro da Google que reuniu líderes da comunidade internacional para discutir os desafios da Inteligência Artificial (IA).
O país fez-se representar neste evento, realizado à margem da Cimeira do Futuro das Nações Unidas, pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, que abordou com alguns líderes os desafios desta área. A ocasião serviu para discutir oportunidades e implicações globais das tecnologias alimentadas pela IA, ao mesmo tempo que explorou como a IA pode ajudar a transformar o trabalho das Nações Unidas e impulsionar o progresso em direcção aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
O evento, realizado domingo, contou com a participação de James Manyika, vice-presidente sénior de Pesquisa, Tecnologia e Sociedade da Google, Amina Mohammed, secretária-geral adjunta das Nações Unidas, e Felix Mutati, ministro da Tecnologia e Ciência da Zâmbia, além de outros líderes da comunidade internacional.
A Inteligência Artificial (IA) foi um dos temas que mereceu destaque na Cimeira do Futuro, tendo constado do Pacto para o Futuro, documento aprovado pelos líderes mundiais no segundo dia da reunião que encerrou ontem na sede das Nações Unidas. O tema está referenciado no Pacto Digital, que marca o primeiro acordo mundial sobre a regulamentação internacional da Inteligência Artificial, assim como se baseia na ideia de que a tecnologia deve beneficiar a todos.
O documento descreve compromissos para garantir que as tecnologias digitais contribuam para o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos, bem como aborda riscos como exclusão digital, segurança cibernética e uso indevido da Inteligência Artificial.
FacebookTwitterGoogle+