Hidroeléctrica do Biópio entra em funcionamento

Fotografia: Nicolau Vasco

Fotografia: Nicolau Vasco

A Central Hídrica do Biópio, a 17 quilómetros do município da Catumbela, entra em funcionamento em Novembro próximo, com a finalidade de aumentar o fornecimento regular da energia eléctrica na província de Benguela.

As obras iniciadas em Novembro de 2012 estão neste momento concluídas em 90 por cento. O secretário de Estado da E­nergia, Joaquim Ventura, visitou a barragem onde avaliou as o­bras já executadas, o cumprimento dos prazos e as condições existentes no local, onde já foram construídos três edifícios e 240 torres de linhas de transformação e transporte de corrente eléctrica às localidades beneficiárias.

Joaquim Ventura explicou que o projecto consiste na instalação de equipamentos modernos capazes de transportar a corrente eléctrica a partir da hidroeléctrica do Lomaum, um empre­endimento, que foi recentementealvos de obras de reabilitação. Sublinhou, igualmente, que com a central do Biópio, as regiões Norte, Centro e Sul dos municípios do Lobito, Benguela e Baía Farta vão beneficiar de energia eléctrica assim cortes.

Enquanto trabalhou na província de Benguela, Joaquim Ventura reuniu com o governador Isaac dos Anjos e visitou, na companhia de representantes do Ministério da Energia e Águas e do Instituto Nacional de Estradas de Angola, as subestações do Cavaco e Benguela Sul.

FacebookTwitterGoogle+