Embaixador Barrica visita Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa

IMG_0428

Lisboa, 02/10 – O Embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, efectuou, ontem, uma visita de cortesia ao Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa, onde foi recebido pelo Presidente da instituição, Manuel Meirinho.

Acompanhado de funcionários do corpo diplomático angolano em Portugal, entre os quais o primeiro secretário, Fernando M´Bachi, os adidos de imprensa e cultura, Estevão Alberto e Luandino Carvalho, a adida administrativa, Dilma Esteves e a chefe de sector de estudantes, designadamente Ana Paula Elias, o embaixador Marcos Barrica manifestou o desejo de ver o ISCSP a incrementar a sua cooperação com instituições académicas do ensino superior em Angola.

Marcos Barrica após agradecer a honra do convite reuniu-se com os Órgãos de Gestão da Universidade na Sala dos Conselhos, tendo posteriormente efectuado uma visita guiada por alguns sectores do ISCSP, oportunidade para o Embaixador e sua comitiva se inteirarem da organização e funcionamento das estruturas deste estabelecimento de ensino superior.

Na ocasião, o diplomata angolano transmitiu os esforços que estão a ser empreendidos pelo Executivo angolano, nomeadamente no que diz respeito ao processo de construção e reconstrução do país, a diversificação da economia, na formação de quadros, bem como na estabilidade política e macroeconómica. Transmitiu igualmente aos presentes o aumento do número de instituições académicas de ensino superior em Angola, fruto da aposta do Executivo angolano na vertente da formação do homem.

O Presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Manuel Meirinho, cuja instituição que dirige tem protocolos de cooperação com várias instituições académicas angolanas, defendeu a importância do reforço dos laços de cooperação no domínio da formação de quadros.

O diplomata angolano em terras lusas foi ainda convidado a assinar o Livro de Honra do instituto, honra que é concedida a figuras de destaque.

No final o embaixador de Angola afirmou estar extremamente impressionado com o que viu, e mostrou-se firme e convicto do contributo inestimável que o ISCSP representa para o desenvolvimento académico de Angola, nomeadamente nas actividades de natureza académica, científica, técnica, pedagógica e cultural em áreas de interesse comum.

“Temos laços fortes com Portugal não só por compartilharmos a mesma língua e história, mas também em relação às Universidades, daí a necessidade de se potenciar a quantidade de estudantes angolanos ao instituto”, ressaltou.

Esta deslocação visou, essencialmente, reforçar a cooperação já existente entre ambos os países em matéria do ensino.

O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas comemorou um século de existência em 2006. A sua génese remonta ao terceiro quartel do século XIX quando, em 1878, na recém-criada Sociedade de Geografia de Lisboa, foi aprovado um designado Projecto de uma Escola de Disciplinas relativas à Terra e à Gente e às Línguas do Ultramar Português – Curso Colonial Português.

Estando afecto à Universidade de Lisboa (após fusão em Julho de 2013), o ISCSP é hoje uma instituição de reconhecido mérito pedagógico e científico frequentada em horário diurno e pós-laboral por 2.500 estudantes, dos quais cerca de 200 são provenientes dos países lusófonos, oferecendo nove licenciaturas, nove mestrados, dez especialidades de doutoramento e um conjunto de cursos de especialização e de pós-graduação continuamente que visam a contínua formação actualizada de quem os procura nas mais variadas vertentes técnicas, profissionais e académicas.

FacebookTwitterGoogle+