Embaixadora dos Emirados Árabes Unidos visita Embaixada de Angola

Lisboa, 02/10 – A Embaixadora dos EAU, Sheikha Najla Mohammed Salem Mohammed Al Qassimi, visitou as instalações da Embaixada de Angola para uma troca de impressões com o seu homólogo angolano.

Esta visita insere-se num conjunto de visitas de apresentação que a Embaixadora realizará junto dos seus homólogos em Portugal, uma vez que a Embaixadora Sheikha Al Qassimi entregou as suas cartas credenciais no dia 25 de Agosto do ano corrente.

Durante o encontro José Marcos Barrica, informou a sua interlocutora sobre os grandes progressos que Angola tem registado nos últimos anos na sequência das reformas macro-económicas que têm sido implementadas pelo executivo liderado pelo Presidente José Eduardo Dos Santos.

No final do encontro Sheikha Al Qassimi expressou a sua enorme satisfação por ter sido recebida pelo Embaixador de Angola. A Embaixadora Sheikha Al Qassimi anteriormente desempenhou funções no Reino da Suécia, República da Finlândia e no Reino da Dinamarca, sucessivamente.

No âmbito do reforço das relações de cooperação existentes entre os dois países  têm sido firmados acordos, que potenciam a abertura a novos mercados e a perspectiva de novos negócios ou parcerias estratégicas, e fortalecendo os laços já existentes.

A par de Angola os EAU fazem parte da OPEP (cerca de 75% das reservas mundiais de petróleo estão localizadas nos países integrantes da OPEP, por essa razão, é responsável por quase metade das exportações mundiais desse mineral). Os Emiratos Árabes Unidos têm uma economia baseada na extracção de petróleo e gás natural, localizam-se numa região geograficamente estratégica – equidistante entre África, Europa e Ásia.

Os EAU cresceram de uma pequena nação de pescadores e colectores de pérolas (antes da primeira exportação de petróleo, em 1962) para uma economia mais diversificada, competitiva  e de elevada renda per capita.

A sua constituição remonta a 1971, altura em que sete Emirados uniram-se numa Federação Constitucional designada então por Emirados Árabes Unidos. Localizam-se no sudoeste do Golfo Arábico e fazem fronteira com Omã, Arábia Saudita e Qatar. A capital e segunda maior cidade dos Emirados Árabes Unidos é Abu Dhabi.

 

 

 

FacebookTwitterGoogle+