Angola Campeã Africana pela segunda vez consecutiva
A selecção feminina de basquetebol de Angola sagrou-se bicampeã africana, ao bater Moçambique na final de Afrobasket, por 61-64.
A jogar em casa, Moçambique começou melhor, mas Angola equilibrou sempre e as duas equipas andaram a par e passo, razão pela qual no final do quarto período se registava um empate a 54 pontos. O prolongamento acabou por sorrir às angolanas, que revalidam o título que já tinham conquistado em 2011, em Bamako (Mali), vencendo na final o Senegal. Angola consegue deste modo presença sucessiva em duas montras mundiais da bola ao cesto, já que esteve nos jogos olímpicos de Londres 2012 e tem confirmada presença no próximo campeonato do mundo, mascado para a Turquia-2014.
Nacissela MVP
A capitã da selecção nacional, Macissela Maurício, foi considerada a jogadoras mais valiosa da prova, integrando ainda a equipa ideal do campeonato. Além da estremo do conjunto angolano, fazem parte do cinco do campeonato duas jogadoras moçambicanas e uma dos Camarões. O Egipto é equipa “fair play”.
Presidente da República felicita campeãs Africanas
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, felicitou a selecção nacional sénior feminina. “Estamos a viver mais um momento de grande orgulho nacional com a vitória alcançada nesta edição do campeonato africano de basquetebol pela nossa selecção nacional”, segundo o Presidente da República na sua missiva. “Este foi mais um exemplo da nossa determinação e vontade de vencer, devemos saber transportar para os outros domínios a fim de construirmos uma sociedade melhor para todos os angolanos”, disse ainda José Eduardo dos Santos. “Felicito calorosamente as basquetebolistas da selecção nacional, bem como o seu corpo técnico e todos os membros que integraram a comitiva que se deslocou a cidade de Maputo, capital da República de Moçambique.”