Retrospectiva 2014: Luanda e Lisboa com intenso movimento no sentido da cooperação

Foto: JA

Foto: JA

O relacionamento entre a República de Angola e a República de Portugal gravitou, em 2014, à volta do reforço da cooperação multi-sectorial, tendo entidades de um e de outro país escalado as duas capitais, durante praticamente todo o ano.

Neste contexto, teve nota alta o encontro, em Luanda (22 de Julho), entre o vice-primeiro-ministro de Portugal, Paulo Portas, e o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, no qual analisaram questões de carácter político, económico e social dos dois países.

Questões ligadas ao desenvolvimento do futebol em Angola foram abordadas pelo Chefe de Estado angolano e o presidente do Futebol Clube do Porto (FCP) de Portugal, Jorge Pinto da Costa, em Luanda, a 21 de Nevembro.

Em Luanda esteve também o ministro português da Administração Interna, Miguel Macedo, em visita oficial de trabalho de três dias, assim como o titular da pasta da Economia, António Pires de Lima, este por ocasião da 31ª Edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA/2014), onde dinamizou a relação comercial com Angola.

A assinatura de um Memorando de Entendimento de Cooperação em matéria de Segurança Interna e Protecção Civil, pelo ministro do Interior de Angola, Ângelo da Veiga Tavares, e o ministro da Administração Interna de Portugal, Miguel Macedo, também, na capital angolana, esteve, igualmente entre os destaques.

Já em Lisboa, os dois governos tinham assinado, em Maio, outro Memorando de Entendimento, visando um maior intercâmbio técnico nas áreas da Investigação Criminal, Serviços Prisionais e Reinserção Social, rubricado pelo ministro angolano do Interior e pela ministra da Justiça de Portugal, Paula Teixeira da Cruz.

A cooperação foi também abordada em terreno neutro, com a capital etíope, Addis Abeba, a ser palco, no princípio de 2014, de uma reunião do ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti, e o seu homólogo português, Rui Machete.

No âmbito das relações de amizade e cooperação, o ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, esteve de visita a Portugal, numa digressão que incluiu as repúblicas da Alemanha e Itália.

Ainda na senda da Defesa, o navio NRP Bartolomeu Dias, pertencente à Marinha de Guerra de Portugal, atracou, em Maio, no Porto Comercial de Luanda, para visita de cinco dias, no quadro das relações militares com a congénere angolana (MGA).

Sempre no domínio castrense, uma delegação da Inspecção-Geral da Defesa Nacional (IGDN) de Portugal reuniu-se, em Luanda, com oficiais-generais das Forças Armadas Angolanas (FAA) ligados à actividade inspectiva, para troca de experiências.

A vertente Força Aérea dos dois países também foi motivo de uma reunião, em Luanda, entre o general angolano Francisco Afonso Gonçalves Lopes “Hanga” com o seu homólogo luso José António de Magalhães Araújo Pinheiro, para análise de aspectos da cooperação bilateral.

Caixa alta também para a terceira reunião dos Pontos Focais do Protocolo Bilateral sobre Facilitação de Vistos entre Portugal e Angola (PFV), realizada em Lisboa, para buscar formas de eliminar as dificuldades existentes na implementação do Protocolo.

FacebookTwitterGoogle+