Presidente da Zâmbia deixa o município do Luau de regresso ao seu país

FOTO: ANGOP

FOTO: ANGOP

O Presidente da Zâmbia, Edgar Lungu, deixou ao principio da tarde o município do Luau, província do Moxico, onde testemunhou com os seus homólogos de Angola e da RDC, José Eduardo dos Santos e Joseph Kabila, respectivamente, a cerimónia de inauguração da Estação e Ponte Ferroviária Transfronteiriça local, no quadro do desenvolvimento da região austral de África.

No aeroporto do Luau inaugurado hoje o estadista zambiano recebeu cumprimentos de despedida do seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos, após entoação dos hinos dos  dois países.

Com a entrada em funcionamento da ligação ferroviária Angola, Zâmbia e RDC, se criará mais uma condição indispensável, a par do ramal ferroviário a ser aberto do Luau para a Zâmbia, para que Angola cimente de forma precisa as ligações com a RDC e a Zâmbia e com a região da SADC no seu todo.

Desta forma, o município do Luau começa a transformar-se numa “majestosa porta de entrada” para a integração regional de África e aproximar a zona da África Austral, como uma área de comércio livre, impulsionando as trocas comerciais, reforçando as relações e sustentando as bases para que Angola seja uma potência continental.

Edgar Lungu  desde sexta-feira em Angola termina a sua  primeira visita ao exterior após ser empossado como presidente da Zâmbia.

Durante a sua estada no país o estadistas zambiano  manteve   um encontro em privado com o presidente da República de  Angola, José Eduardo dos Santos, assim como discursou numa sessão solene na  Assembleia Nacional.

FacebookTwitterGoogle+