China deu relevo à rede ferroviária

Fotografia: JA

Fotografia: JA

A imprensa chinesa deu grande destaque à entrada em circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), que liga o litoral à fronteira com a República Democrática do Congo (RDC).

O “Diário do Povo” refere numa reportagem que o projecto inaugurado pelo Presidente José Eduardo dos Santos e testemunhado pelos homólogos da República Democrática do Congo e da Zâmbia é “a linha férrea mais longa construída no estrangeiro pela China, a seguir à da Tanzânia-Zâmbia”.
Na mesma reportagem, igualmente realçada no portal de notícias Macahub, que normalmente noticia os negócios entre a China e os países de língua oficial portuguesa, é feito um breve historial do projecto construído inicialmente pelos portugueses em 1902, mas destruída pela guerra depois da Independência Nacional. Em 2002, após a conquista da paz, o Executivo lançou as primeiras bases para a sua reconstrução.
No sábado, o Presidente José Eduardo dos Santos e os seus homólogos da República Democrática do Congo e da Zâmbia testemunharam a conclusão das obras de reabilitação dos Caminhos de Ferro de Benguela. Um dia memorável para a população do Luau que recebeu, no mesmo dia, um aeroporto, uma estação de caminho-de-ferro e uma ponte transfronteiriça.

FacebookTwitterGoogle+